Consórcio solicita inclusão da região no Plano Nacional de Banda Larga

Na sexta-feira (25), o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Diadema, Mário Reali, entregou ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o pedido para inserção do Grande ABCD no Plano Nacional de Banda Larga. O encontro ocorreu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

O pleito visa à transformação da infraestrutura na região como um componente essencial do processo de desenvolvimento. O pedido de inserção ao Plano Nacional de Banda Larga consta na pauta de ações prioritárias da região definida pelos prefeitos no último dia 14.

Para o presidente do Consórcio, a concretização deste serviço poderá permitir, entre outros, a abertura de negócios no setor de comunicação e informação, por meio de criação de provedores, fabricação de equipamentos e elaboração de conteúdo para mídia digital. Além disso, segundo Reali, o PNBL também será importante para melhorar e agilizar os serviços públicos das sete prefeituras. “Mas uma das ações mais importantes é o acesso, pela população em geral, à internet de melhor qualidade e mais barata.”

A pauta abrangente que envolve parceria com o governo federal foi entregue pelo presidente do Consórcio ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, dia 24, em Brasília.

Consórcio discutiu temas prioritários da Saúde com o secretário estadual

Na tarde de ontem (28), os prefeitos e os secretários municipais de Saúde da região tiveram uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo.

Encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Roberto Mourão/PMM)

Entre os assuntos discutidos, constaram os investimentos prioritários na área da saúde na região, bem como o cofinanciamento e custeio de políticas prioritárias. Os representantes dos municípios concordaram com a sugestão de Cerri de criar um grupo de trabalho formado por integrantes da equipe da Secretaria Estadual e do Consórcio do Grande ABC, para analisar os pleitos apresentados.

Compartilhe

Comente

Leia também