Consórcio Intermunicipal e Defesa Civil preparam Operação Verão 2010/2011

 

A Coordenadoria Estadual e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos sete municípios da região do Grande ABC se reuniram ontem (23), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para discutir e planejar a “Operação Verão 2010”, que consiste em formular ações preventivas para amenizar as consequências geradas pelas chuvas. A operação vai de dezembro de 2010 até março de 2011, e começou a ser preparada neste evento no Consórcio. O objetivo principal é antecipar os desastres e remover as comunidades das áreas de risco, para, dessa forma, diminuir também o número de vítimas e residências atingidas.

Clóvis Volpi disse que as enchentes que assolaram a região deixaram à mostra a anomalia existente no sistema de proteção da Defesa Civil

“A reunião que iniciamos hoje se faz necessária, tendo em vista o que a região do Grande ABC e outras regiões do Estado viveram em dezembro de 2009 e janeiro de 2010”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi. “As enchentes que assolaram a região deixaram à mostra a anomalia existente no sistema de proteção da Defesa Civil, pois até então não havia catástrofes na região”.

Segundo o meteorologista da Casa Militar, Edson Bastos, a perspectiva de chuvas para este ano é bastante inferior à do ano passado. O fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico e consequente aumento da umidade atmosférica, foi, junto ao aquecimento do Oceano Atlântico, o responsável pela alta incidência de chuvas na região. Neste ano, porém, estamos sob influência do La Niña, fenômeno de resfriamento das águas do Pacífico, que trará menos chuvas, e as tempestades serão mais localizadas.

O Comandante do 8º Grupamento de Bombeiros de Santo André, tenente-coronel Hamilton da Silva Coelho, destacou a iniciativa de integração no Consórcio como fundamental para que as operações de salvamento sejam rápidas e eficazes. “Quase um semestre antes do verão, nós já estamos nos preparando. Com certeza nossa atuação será bem melhor do que foi em outros anos”, destacou o coronel.

“Oportunamente o prefeito Clóvis Volpi, nesta gestão como presidente do Consórcio, priorizou a Defesa Civil, inclusive criando o Grupo de Trabalho. A integração da Defesa Civil de todas as cidades, junto ao Corpo de Bombeiros, vai refletir na melhoria do atendimento”, completou o coronel Hamilton.

Durante a reunião, as COMDECs (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil), de cada município fizeram uma apresentação sobre a situação atual das coordenadorias como: estoque emergencial, contingência, ferramentas disponíveis e voluntariado. “A COMDEC é onde os problemas acontecem, é fundamental o trabalho continuo e integrado”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros Metropolitano, coronel Erik Hoelz Colla.

“Com essa apresentação nós temos a radiografia da região. Ao mesmo tempo em que temos municípios abastados, outros estão apenas engatinhando na formação da Defesa Civil. Devemos pensar regionalmente e tentar minimizar essas diferenças. Dessa forma, a população de toda a região será beneficiada”, concluiu o capitão Eduardo Drigo da Silva

‘Piscinões’ – Para evitar maiores prejuízos provenientes da ocupação de áreas de mananciais, o representante do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), engenheiro Ricardo Daruiz Borsari, afirmou que o órgão está “captando recursos para a consolidação do futuro ‘piscinão’ Jaboticabal, na divisa de São Paulo com São Caetano do Sul, e também para outros dois ‘piscinões’ na região, um deles, o Pindorama, em São Bernardo do Campo, e o outro em Mauá”.

Compartilhe

Comente

Leia também