O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Mário Reali, e o secretário executivo da entidade, Luís Paulo Bresciani, participaram no último dia 4, de uma reunião no Ministério das Comunicações, em Brasília, para discutir a redução dos custos da internet banda larga no Grande ABC e o aumento da oferta do serviço na região. A proposta é incluir as cidades do ABC no Plano Nacional de Banda Larga, desenvolvido pelo Governo Federal, que prevê até 2014 o aumento da capacidade de infraestrutura de telecomunicações do país.
Participaram da reunião o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, o secretário nacional de Telecomunicações, Nelson Fujimoto, e a nova secretária nacional de Inclusão Digital, Lygia Pupatto.
Agora, o Consórcio Intermunicipal irá apresentar para o Ministério das Comunicações um diagnóstico sobre o serviço de internet banda larga nas sete cidades da região. A ideia é, a partir deste documento, construir um Plano Regional de Banda Larga. O projeto será um piloto regional de uma ação integrando prefeituras dentro de uma região metropolitana.
Além do impacto direto na população, que terá acesso a um serviço mais barato e eficiente, o programa beneficiará pequenos empresários que hoje não tem acesso à internet ou não conseguem fazer uso pleno da rede; provedores regionais de internet, que contarão com um leque maior de clientes; empresas desenvolvedoras de softwares; e a indústria, que poderá atuar dentro desta cadeia de serviços como fornecedora de peças e equipamentos necessários para a melhoria da atual rede de internet instalada no Grande ABC.