Consórcio aprofunda discussões sobre as agendas prioritárias com os governos Federal e Estadual

A 17ª Assembleia Geral dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada na última segunda-feira (06/06), tratou especialmente das agendas prioritárias da região junto aos governos Federal e Estadual.

A partir dos dez itens prioritários da carta entregue à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, no último dia 27, os Grupos de Trabalho (GTs) do Consórcio estão detalhando as propostas. O GT Saúde foi o primeiro deles e apresentou o documento com os investimentos prioritários para a região, que serão encaminhados ao Ministério da Saúde.

São investimentos estimados em cerca de R$ 300 milhões, concentrados em sete itens: infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, projeto Telessaúde, projeto de construção ou complementação dos complexos reguladores municipais, projeto Rede Cegonha, projeto de ampliação e qualificação da Rede de Saúde Mental, implantação do centro de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras e da unidade de diagnóstico mamário e projeto de assistência hospitalar.

Os prefeitos também discutiram o encontro com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, para apresentação da agenda de prioridades no próximo dia 14. A agenda já está sendo discutida entre o Consórcio e o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e uma nova reunião preparatória está marcada para a próxima quinta-feira (09).

Também foi aprovada a criação do GT Banda Larga, para tratar da implantação de um programa regional de banda larga, uma das prioridades da região, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso de cidadãos e empresas às tecnologias de informação e comunicação na região.

O GT Mobilidade apresentou proposta para uma campanha de educação no trânsito, tendo o pedestre como foco principal. O GT deverá trabalhar para o lançamento de uma campanha regional, prevista para ser lançada em setembro com o tema da travessia segura.

A reorganização institucional da Região Metropolitana de São Paulo, aprovada recentemente pelo Legislativo estadual, também foi debatida pelos prefeitos, que avaliaram a necessidade de fortalecimento dos consórcios no processo de implantação da nova lei.

Compartilhe

Comente

Leia também