Conselho Tutelar registra mais de 400 atendimentos no primeiro bimestre de 2022

O Conselho Tutelar de Ribeirão Pires efetuou, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 414 atendimentos. Dentre os tipos de ameaça ou violação de direitos que demandaram mais atenção no período estão: demanda escolar (evasão, vagas em creches ou problemas entre alunos); conflitos familiares (alienação parental, problemas conjugais entre outros), trabalho infantil, questões relativas à guarda dos filhos e ao direito de visita e violência sexual.

A conselheira tutelar Léia Brandão de Souza explica que todo caso em que haja violência contra a criança ou adolescente, o Conselho Tutelar deve ser acionado. “Numa casa em que a mulher, por exemplo, sofre violência doméstica; a criança também sofre, indiretamente, a violência psicológica”.

Além disso, a conselheira também aponta a necessidade de não naturalizar a violência. “É triste, porém, comum, ver pais encarando como natural casos de estupro de vulnerável. Muitas vezes colocam em dúvida a palavra da criança e a denúncia acaba chegando até nós, por exemplo, pela escola”.

“O Conselho Tutelar é fundamental para a garantia dos direitos de nossas Crianças e Adolescentes”, completou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

O Conselho Tutelar de Ribeirão Pires está localizado à Rua Domingos Benvenuto, 35 – Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, Informações podem ser obtidas pelo telefone 4824-8273. Após este horário, assim como aos sábados, domingos e feriados, o conselho funciona em esquema de plantão, com atendimento pelo celular (11) 97116-4862.

Conselho Tutelar de Ribeirão Pires está localizado à Rua Domingos Benvenuto, no Centro da cidade

Compartilhe

Comente

Leia também