O CONSEG (Conselho de Segurança) encerrou o ano com uma sessão extraordinária para homenagear os grupos que colaboraram com a segurança municipal, dentre eles a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Soldados Instrutores do Proerd, a equipe do departamento de Trânsito da Prefeitura, a Guarda Civil Municipal e a Câmara de Vereadores.
“Fizemos essa homenagem para reconhecer os relevantes serviços prestados por todos”, comenta Carla Soares, presidente do CONSEG. No total, 20 pessoas, representantes de cada categoria, foram homenageadas.
Carla reconhece que 2010 foi um ano produtivo para o Conselho. “Em relação à segurança, os índices baixaram. Nós tivemos vários pedidos levantados em nossas reuniões atendidos como os trevos da rodovia completamente iluminados. Nós, ainda, demos andamento quanto à aplicação do sistema de câmeras de segurança e estamos próximos de concluir esse projeto”, explica.
Para o próximo ano, o CONSEG pretende ampliar sua atuação. A intenção é fazer um planejamento com os diretores de escolas (públicas e particulares) e de outras associações para maior participação deles no Conselho. “Eles estão mais próximos das pessoas e podem indicar melhores ações preventivas para a comunidade”, explica Carla.
A presidente do órgão ainda aponta que, por mais que alguns policiais não concordem com o sistema “Atividade Delegada”, esse serviço proposto pelo Executivo e que deve ser aplicado no município já no inicio do ano, será uma forma muito produtiva de abaixar ainda mais os níveis de criminalidade. “Atividade Delegada vai colaborar com o policiamento das ruas e achamos uma ótima iniciativa. Isso é ótimo uma vez que o efetivo que temos na cidade é limitado. Sabemos que alguns são contra, mas reconhecemos que a situação de segurança precisa ser aumentada por questão de necessidade, ou seja, temos que pensar nos mais de 100 mil habitantes que dependem do serviço de policiamento”, expõe a presidente.
Carla ainda espera que, em 2011, a participação da comunidade e do comércio nas reuniões do Conselho de Segurança aumente, possibilitando maior expansão dos debates e gerando informações mais precisas das ações.