Rodrigo Silva Cardoso permanece no cargo pelo período de um ano
Rodrigo Silva Cardoso foi eleito, na noite desta terça-feira, 8 de fevereiro, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) 2023-2024, substituindo Elza da Silva Carlos, conhecida como Professora Elzinha. Lembrando que cada conselheiro conta com um respectivo suplente, sendo seis representantes da prefeitura e seis da sociedade civil.
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), instituído pela Lei Municipal nº 5.357, de 26 de novembro de 2009, lotado junto a Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), é um órgão consultivo e deliberativo, que tem por finalidade elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas destinadas à efetiva promoção da Igualdade Racial.
Além de ter como princípio norteador as deliberações das Conferências de Promoção da Igualdade Racial, compete ao Compir: propor aos demais órgãos e entidades da administração municipal o planejamento e a execução de políticas públicas relacionadas à Promoção da Igualdade Racial; fiscalizar, monitorar e avaliar as políticas de promoção da igualdade racial na cidade; encaminhar aos órgãos competentes denúncias dirigidas ao Conselho entre outros.
Os membros do conselho nesse biênio 2022/24 são:
Sociedade Civil: Manoel Messias Pereira dos Santos (titular) e Everton Patrick Vido (suplente); Elza da Silva Carlos (titular) e Ricardo di Giorgio (suplente); Bruno Almeida de Lima (titular) e Camila Araújo dos Santos Melo ( (suplente); Jaqueline Cardoso de Carvalho (titular) e Gilson Germano Cascardi (suplente); Rodrigo Silva Cardoso (titular) e Marcela Marques (suplente); Priscila Paulino de Moura (titular) e Otávio Ferreira Silva (suplente).
Poder Público: João Moreira e Douglas Marthim Oliveira (Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social); Maíra Rodrigues Costa Galvano e Emerson Perrella (Secretaria de Assuntos Jurídicos); Aline C Pavani e Andreia Siqueira (Secretaria Paula da Silva e Ivonete de Lima Fernando (Sejel); Benedita Aparecida Pegoretti e Levi Ferreira Lima (Educação).