Conheça um pouco mais dos principais candidatos ao governo de São Paulo

Faltam cinco dias para a eleição que decidirá o futuro dos Estados e do País nos próximos quatro anos. 135.804.433 eleitores irão às urnas escolher os candidatos ao cargo de deputado estadual, federal, dois senadores, governador e presidente. Em São Paulo, no que diz respeito ao Palácio dos Bandeirantes, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, é o favorito para voltar ao cargo que ocupou entre 2001 e 2006. De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada em 24 de setembro, o tucano tem 51% da preferência do eleitor paulista. Aloizio Mercadante (PT) aparece com 23% e Celso Russomano (PP), 9%.

Considerando somente os votos válidos, o tucano agora tem 57% dos votos válidos, ante 43% da soma dos oponentes. Nesse tipo de contagem, os votos em branco e nulos são excluídos – é com base nos votos válidos que a Justiça Eleitoral determina o resultado da eleição. Esse resultado dá a vitória a Alckmin no primeiro turno.

O candidato do PSB, Paulo Skaf, tem 4% das indicações de voto. Fábio Feldman (PV) se manteve com 1%, enquanto Paulo Búfalo (PSOL), Igor Grabois (PCB), Mancha (PSTU) e Anaí Caproni (PCO) foram citados, mas não atingiram 1%. Os votos em branco e nulos somam 4%. Outros7% afirmaram estar indecisos sobre em quem votar.

O levantamento ouviu 2142 pessoas em 62 cidades do Estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Na reta final da campanha eleitoral, o Mais Notícias apresenta um breve histórico dos três primeiros colocados nas pesquisas ao governo de São Paulo e algumas de suas propostas. Na quinta-feira, será a vez dos candidatos à presidência da República. Confira:

Trajetória de Russomano é marcada pela defesa do consumidor

Russomanno pretende ampliar a linha do metrô para que atenda também o Grande ABC

Celso Ubirajara Russomano, mais conhecido como Celso Russomanno, é repórter e político. Tornou-se famoso apresentando um quadro no programa Aqui Agora, veiculado no SBT, em que mediava reclamações de consumidores que se sentiam lesados por empresas de diversos setores. Também cunhou uma frase que se tornaria nacionalmente conhecida: “Estando bom para ambas as partes”. Outra frase muito usada era: “Vamos chamar a polícia?”. Celso Russomano nasceu em São Paulo (SP), em 20 de agosto de 1956. Casado, jornalista e bacharel em Direito; deputado federal no seu 4º mandato, eleito em 2006 com 573.524 votos. É Membro da Comissão de Defesa do Consumidor – CDC .

Escreve para vários veículos de comunicação entre jornais e revistas. Este ano candidatou-se pelo PP (Partido Progressista) ao governo do Estado de São Paulo. Ele tem as seguintes obras publicadas: Guia Russomanno do Consumidor; Você Merece o Melhor!; Novo Código Civil Comentado e Coletânea da Legislação Brasileira de Proteção e Defesa do Consumidor.

Propostas – O candidato do PP tem levado ao conhecimento dos eleitores algumas propostas que, se eleito, pretende implantar em seu governo. Uma delas é ampliar a linha do metrô para que atenda também o Grande ABC. Russomano diz ainda que vai diminuir as tarifas cobradas em pedágios nas estradas estaduais e que os caminhoneiros não pagarão essa taxa no Rodoanel. Ele também tem propostas para a educação, saúde e segurança, que pretende implementar em seu governo.

Mercadante já ocupou a Câmara Federal e o Senado

Mercadante quer acabar com a progressão continuada

Aloizio Mercadante Oliva nasceu em Santos (SP), em 13 de maio de 1954. Filho de General do Exército e ex-comandante da ESG (Escola Superior de Guerra). Estudou na tradicional Escola Estadual Canadá, além de ser formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp). É professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mercadante foi vice-presidente nacional do PT e secretário de relações internacionais, além de integrante do Diretório Nacional e da Executiva Nacional. Participou da elaboração dos programas de governo do PT e foi coordenador da campanha presidencial do partido nas eleições de 1989 e 2002. Foi candidato à vice-presidência da República na chapa de Lula nas eleições de 1994. Em sua primeira disputa por uma vaga de deputado federal, em 1990, foi eleito como o mais votado do PT.

Na Câmara, destacou-se em duas importantes Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs): a do PC Farias e a do Orçamento.Na campanha de 1994, Mercadante abriu mão de uma provável reeleição para a Câmara dos Deputados e concorreu à vice-presidente da República na chapa de Lula. Em 1996 coordenou o programa de governo do PT e foi candidato a vice-prefeito de São Paulo na chapa de Luiza Erundina. Em 1998, Mercadante voltou à Câmara dos Deputados como o terceiro deputado mais votado do país – 241.559 votos.

Ao concorrer a uma vaga no Senado em 2002, Mercadante obteve a maior votação da história do País – 10.497.348. No Senado, exerceu a liderança do governo até junho de 2006. Em 2006, foi candidato ao governo de São Paulo pelo PT, quando obteve o maior número de votos do partido no Estado – 6.771.582 votos. Em janeiro de 2009 foi eleito líder do PT no Senado.

Propostas – O candidato do PT tem como proposta acabar com a progressão continuada, aquela que o aluno passa de ano sem saber nada. Pretende estimular o ensino profissionalizante com mais escolas em todo o Estado, para que os jovens possam ter oportunidade de trabalho. Também quer melhorar o atendimento na segurança e saúde, entre outros projetos de interesse coletiva da população de todo o Estado.

Alckmin iniciou carreira política como vereador em 1972

Entre as propostas de Alckmin, está a a criação do “curso rápido”, em que os jovens possam profissionalizar-se em menor espaço de tempo

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho foi vice-governador (entre 1995 e 2001) e governador de São Paulo (entre 2001 e 2006). Em 2006 foi candidato à presidência da República pelo PSDB, sendo derrotado. Em 2008 foi candidato à prefeitura paulistana, ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, atualmente é candidato ao governo de São Paulo. Alckmin nasceu em Pindamonhangaba. É casado com Maria Lúcia Ribeiro Alckmin e tem três filhos. É formado pela Faculdade de Medicina de Taubaté. Aos dezenove anos, Geraldo filiou-se ao antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Iniciou a carreira política elegendo-se vereador no município paulista de Pindamonhangaba em 1972.

No primeiro mandato, foi escolhido presidente da Câmara Municipal. Em 1976, foi eleito prefeito de Pindamonhangaba, exercendo mandato de seis anos. Foi também deputado estadual, deputado federal e vice-governador de Mário Covas em 1994. Como vice-governador chefiou o “Programa Estadual de Desestatização” (PED), cargo que exerceu com tanto empenho que o estado de São Paulo foi o único estado da federação que cumpriu todas as metas de privatização estipuladas pelo governo federal. Entre 1991 e 1994, foi presidente estadual do PSDB em São Paulo.

Ainda no seu segundo mandato de deputado federal, Geraldo Alckmin foi autor do projeto que se transformou na Lei 8078/90, o Código de Defesa do Consumidor, que apresentou para apreciação do Congresso em 16 de novembro de 1988. Tornou-se governador interino de São Paulo em 2001 quando a saúde de Covas ficou debilitada devido a um câncer na bexiga. Empossado definitivamente no cargo com o falecimento de Mário Covas, reelegeu-se em 2002.

Nas eleições de 2006, como candidato à presidência da República, Alckmin acusou parlamentares petistas em seus discursos, citando principalmente o chamado “mensalão”. Não alcançou votos suficientes para se eleger presidente, perdendo no segundo turno para Luís Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil. No dia 19 de janeiro de 2009, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, anunciou o ex-governador Geraldo Alckmin como o novo secretário estadual de Desenvolvimento, cargo que até então era ocupado pelo vice-governador, Alberto Goldman.

Propostas – Entre as propostas de Alckmin, está a criação do “curso rápido”, em que os jovens possam profissionalizar-se em menor espaço de tempo e conseguir vagas no mercado de trabalho. Alckmin pretende também melhorar as condições de trafegabilidade das vicinais em todo o Estado para facilitar o transporte das safras agrícolas, instalar AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) em mais cidades do interior e acelerar a despoluição do Rio Tietê.

Compartilhe

Comente

Leia também