Confira as atrações culturais gratuitas deste fim de semana

Dança, música e teatro prometem agitar este final de semana na região do Grande ABC. Confira a agenda cultural, com atrações gratuitas.

Ribeirão Pires

Festa da Cultura Popular – O evento traz diversas manifestações culturais em apresentações realizadas no Complexo Ayrton Senna, localizado à Avenida Brasil, 193, Jardim Itacolomy, na região central da cidade. Capoeira, congada, maracatu, Bumba Meu Boi fazem parte da programação, que também inclui exposição de trabalhos de estudantes de Ribeirão Pires durante todos os dias da festa. O Complexo Ayrton Senna também recepcionará os visitantes do evento com comidas típicas de todo o Brasil. Acarajé, empadas, carne seca com mandioca frita, bolo de fubá e escondidinho, arrumadinho de carne de sol, tapioca, delícias de milho, pasteis e doces diversos serão alguns dos produtos comercializados na festa. Os chalés de alimentação destinarão 10% da arrecadação com as vendas para o Fundo Municipal de Cultura, conforme estabelece decreto de uso do espaço.

10 de setembro (sexta-feira) – Exposição Boi de Mamão, no Teatro Municipal Euclides Menato, das 12h às 22h;

19h – Apresentação: Duo Siqueira Lima (Complexo Ayrton Senna)

20h – Apresentação: Capoeira Berim Brás

21h – Apresentação: Trio Arco Verde (forró pé de serra)

11 de setembro (sábado) – Local: Praças de eventos

15h – Cortejo: Saciranda (ARCA) – Partida do Terminal Rodoviário

17h – Congada: Grupo Brasil de Congada

18h – Folia de Reis do Zé Reis – Diadema

19h – Maracatu – Cia. Caracaxá

20h – Samba de Terreiro de Mauá

21h – Apresentação do Grupo “Julietas” (Chorinho)

12 de setembro (domingo) – Local: Praça de eventos

14h – Apresentação do Grupo “Os Batutas” (Chorinho)

15h30 – Bumba Meu Boi: Grupo Cupuaçu

17h30 – Catira: Grupo Az de Ouro

18h30 – Danças Brasileiras

19h – Violeiros e Berranteiros de Mauá

Breaking – No domingo, dia 12 de setembro, a Estância Turística de Ribeirão Pires promove a 5ª edição do Reality Show B.Boys, um dos principais encontros de B.Boys e B.Girls do Grande ABC. O evento será realizado no Ginásio Osires Grecco, localizado no Complexo Ayrton Senna. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar. O Reality Show B.Boys é uma batalha de breaking (estilo de dança) e reúne os principais grupos da atualidade. Os encontros anteriores foram realizados no município de Mauá. A quinta edição chega a Ribeirão Pires com apoio da Secretaria de Política Comunitária e Institucional da Prefeitura.

Rio Grande da Serra

11 de setembro (sábado): H2! – Relendo Queen – Formado por Hosana Anjos e Humberto Lima, o H2! Realiza adaptações de diversas músicas dos mais variados estilos para voz e violão. Neste show, eles apresentam uma releitura dos sucessos da banda Queen. A apresentação será às 20 horas, no Teatro Manacá, localizado na Rua José Maria de Figueiredo, nº. 491, Centro, Rio Grande da Serra. Mais informações pelo telefone 4821-9142.

Mauá

SESI de Mauá e Santo André oferecem espetáculos com entrada gratuita

Nos dias 11 e 12 de setembro, o SESI Mauá apresentará, gratuitamente, o espetáculo Adverso, da Confraria da Dança. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado, às 20h, e outra no domingo, às 19h. A montagem é uma das 12 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação e a peça não é recomendada para menores de 14 anos. O solo, premiado pelo APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte/2009) na categoria dança, trata do corpo subjetivo embriagado pelo sarcasmo; do ser desrotulado, deslocado da mansa massa apática – enredada crítica corporal à mesmice, ao plágio descarado; este corpo que admite sua amargura e instabilidade; proclama seu atormentado desentendimento do mundo. A peça transgride as fronteiras entre a dança, o teatro e a literatura, abordando a relação entre movimento, respiração, entonações corporais e vocais. Articulando e contrapondo os universos do verbo e do corpo, explora estados de tensão psíquica e paralelos entre corpo e movimento submetidos a restrições de espaço.

O SESI Mauá fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaíra. Mais informações pelo telefone 4514-2555.

Santo André

Também nos dias 11 e 12 de setembro, o SESI Santo André apresentará, gratuitamente, a peça A Salamanca do Jarau, da gaúcha Cia Teatro Lumbra. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado, às 20h, e outra no domingo, às 19h.  A montagem é uma das 12 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação e a peça não é recomendada para menores de 16 anos.

A história trata do encontro do pobre Blau Nunes com o guardião do Cerro do Jarau, que o convida para passar por sete provas em troca de sete poderes. Ele passa pelas provas e conhece a princesa moura, na aparência de uma fada velha — a Teiniaguá encantada pelo diabo indígena Anhangá-Pitã — que lhe oferece riquezas enquanto o que ele quer é o seu amor. Blau recebe um amuleto amaldiçoado com o qual faz fortuna, porém, é difamado e isolado. Arrependido, ele devolve o talismã e liberta o sacristão e a Teiniaguá de uma maldição de 200 anos. Os dois libertos formam o casal que dá origem ao povo gaúcho, o cerro se desfaz e Blau recupera a paz.

A peça é baseada no conto homônimo de João Simões Lopes Neto, considerado um dos primeiros escritores modernistas do Brasil a aproveitar o folclore para fazer poesia e revelar segredos, em aparência de lendas, assombrações e mistérios populares.

O SESI Santo André  fica na Praça Doutor Armando de Arruda Pereira, nº. 100, Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone 4997-3177.

Compartilhe

Comente

Leia também