O potencial turístico de Ribeirão Pires atraiu a atenção de um dos principais caciques do turismo nacional, o doutor Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur). Em um encontro realizado há poucos dias, intermediado pelo Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos do Município, Carlos Lima, a cidade foi citada como principal candidata a abrigar a sede da entidade responsável por fomentar ações de desenvolvimento do turismo ecológico no país.
Segundo destacou Abreu, Ribeirão Pires possui todas as características para ser conhecida como ‘produtora de ecoturismo’. Dentre vários pontos, Nelson destacou: “Ribeirão Pires é privilegiada com um bom clima, uma localização estratégica, possui recursos naturais abundantes, uma natureza invejável. A qualidade de vida é muito boa, ou seja, são muitos os fatores que indicam Ribeirão Pires como a cidade certa”.
Essa não foi a primeira vez que Nelson de Abreu esteve na cidade. Em 2012 ele acompanhou as obras do hotel escola, quando ofereceu uma parceria à Prefeitura para que a CNTur administrasse o espaço visando a formação de mão-de-obra hoteleira profissional para suprir a demanda de toda a região do Grande ABC. Nesta recente visita, Nelson reforçou o desejo pela parceria aliando a CNTur à FHORESP (Federação dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Estado de São Paulo).
Como sede da Confederação Nacional do Turismo Ecológico, Ribeirão Pires poderia “ter visibilidade nacional; os empresários do setor, que não são poucos, virão para cá a fim de investir na cidade; o ecoturismo defende a natureza, então a cidade terá um forte incentivo de preservação ambiental; e muitos outros benefícios”, destacou Nelson.
Para o Prefeito Saulo Benevides, a oportunidade não deve ser perdida. “Vamos estudar com muito carinho e cuidado essa proposta. Certamente o conhecimento da CNTur e de seus representantes e sua influência tem muito à somar para nossa cidade”. O secretário Carlos Lima foi além: “É muito importante saber que o Município tem atraído a atenção de pessoas como o doutor Nelson, que enxergam o verdadeiro potencial da cidade. A Prefeitura, por sua vez, está fazendo todo o possível para possibilitar com que essa parceria seja concretizada e resulte em frutos positivos para o nosso desenvolvimento”, destacou.
Hoje o turismo ecológico representa cerca de 10% de todo consumo turístico mundial. O faturamento desse setor no Brasil vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos e já passa de mais de R$ 100 milhões anuais. Ribeirão Pires, portanto, pode abrigar o centro de inovação do setor, passando a ser referência nacional na área.