Conexão de Capoeira Brasil e Chile movimentou Ribeirão Pires

Ação esportiva promoveu intercâmbio cultural, valorizando tradições brasileiras e a prática da capoeira no município

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu nos dias 22, 23 e 24 de agosto, o evento “Conexão de Capoeira Brasil e Chile”. A atividade contou com a presença da delegação de capoeiristas de Santiago, que também fazem parte do grupo Berimbras.

Cerca de 50 alunos participaram da aula aberta e roda de capoeira, ministradas pelo professor Washington Seguel, de Santiago do Chile, na quadra da Sociedade Esportiva Olaria, na última quinta-feira, dia 22. Na sexta-feira, dia 23, a praça central da Vila do Doce sediou o lançamento do projeto Capoeira na Praça, com a participação de cerca de 70 alunos.

No sábado, dia 24, atletas chilenos participaram da formação teórica “Os Negros da África para o Brasil”, que apresenta passagem impportante da história do País. A palestra foi ministrada pela professora e secretária de Participação e Inclusão Social da cidade, Elza da Silva Carlos – conhecida como Elzinha.

Em seguida, os alunos participaram de aula prática de capoeira com o Mestre Pelé. As atividades aconteceram no Centro Técnico de Treinamento Vereador João Netto, no Complexo Ayrton Senna – região central da cidade.

No período da tarde, aproximadamente 70 alunos da Secretaria de Esportes e do núcleo de capoeira Berimbras, participaram da cerimônia de graduação e receberam novos cordões. Dentre eles, seis atletas completaram 10 anos na prática do esporte. A atividade foi realizada no Ginásio Municipal Oziris Grecco – também situado no Complexo.

A graduação movimentou mais de 300 pessoas – entre pais, mestres da região do Grande ABC, da Capital e de cidades como Jaú e Taboão da Serra, além de representantes da Federação Paulista de Capoeira. Também estiveram presentes o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, a primeira-dama e presidente do Fundo Social da cidade, Flávia Dotto, e o secretário de Esportes, Iuquio Ywasaki.

“Na atual gestão, todas as modalidades ganharam mais espaço e apoio. A capoeira é uma arte marcial nacional de grande influência cultural, e importante na educação de crianças e jovens. Valorizamos muito o aspecto socioeducativo da modalidade” afirma Iuquio.

Compartilhe

Comente

Leia também