Como funciona o Castramóvel

Por Lia Silva Médica Veterinária, membro do Conselho de Proteção e Defesa Animal

O castramóvel é um projeto viabilizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento de Ribeirão Pires, tem como principal objetivo descentralizar o acesso às castrações gratuitas alcançando os bairros mais distantes e carentes do município. Devido a grande procura pelo procedimento, há uma fila de espera cujo projeto prevê atender 2.500 em um ano com maior agilidade. É importante o compromisso no comparecimento pois há em média 30% faltantes que tiram a vaga de outros animais, muitas vezes com mais necessidade. Há uma escala com os bairros e os munícipes residentes cadastrados são contatados para que compareçam no dia e horário combinado seguindo protocolos veterinários exigidos. Geralmente a instalação do castramóvel ocorre próximo a locais com estrutura física como acesso à água, banheiros e salas fechadas para melhor logística e necessidades básicas para realização do projeto sendo como exemplo instalação nas dependências de escolas nos bairros.

Os animais seguem um fluxo de atendimento onde primeiro passam por exame físico de um médico(a) veterinário(a) que o pesa e avalia se este está saudável e apto para o procedimento. Depois é realizado preparo com medicação pré anestésica onde o animal dorme e é realizada a tosa e limpeza do animal. Este é encaminhado para dentro do castramóvel onde, até 3 profissionais podem realizar os procedimentos cirúrgicos e manutenção anestésica com higiene e segurança e na sequência são encaminhados para a sala de recuperação, onde os animais são mantidos aquecidos e limpos até que acordem da anestesia. Após o fim do procedimento os tutores recebem receita das medicações que deverão ser administradas no pós operatório como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

É recomendado uso de roupinha cirúrgica para as fêmeas e cone (colar) nos machos e animais mais agitados para evitar lamber e coçar a ferida cirúrgica (local dos pontos) podendo gerar inflamação do local e infecção. É necessário realizar jejum alimentar de pelo menos 8 horas antes da castração. Os animais, sejam cães ou gatos, devem ter entre 6 meses e 6 anos, vacinados, não sendo atendidos animais definidos como braquicefálicos, àquelas raças de focinho curto como persas, shih tzus, pugs, bulldogs e similares devido a necessidade de intubação no transoperatório. A recuperação costuma ser entre 3 a 7 dias sendo ideal manter o animal em ambiente limpo e limitado evitando pular, correr e é recomendado realizar limpeza dos pontos uma vez ao dia.

Compartilhe

Comente

Leia também