Como ensinar papagaio a falar: Veja 9 dicas

Apesar de serem conhecidos por sua capacidade vocal, nem sempre é fácil tirar algumas palavras dos nossos amigos voadores. Se você está se perguntando como ensinar um papagaio a falar, continue lendo. Separamos nove dicas infalíveis!

1. Opte por um momento adequado

Papagaios são pets muito interativos e divertidos. Assim, dificilmente há um momento ruim para brincar com a ave. Entretanto, quando estamos pensando como ensinar papagaio a falar, é importante escolher o momento perfeito.

Apesar de essa não ser uma tarefa tão difícil, ela pode ser cansativa para os pássaros, especialmente após um dia de brincadeiras. Por isso, decida por um momento em que a ave esteja tranquila e descansada.

Dê preferência pelo período da manhã ou tarde, quando eles estão mais ativos. Lembre-se que as atividades para os amigos de estimação devem ser divertidas, e não cansativas.

2. Escolha um local apropriado 

Outro ponto importante quando pensamos como ensinar papagaio a falar e cantar é o espaço de treinamento. Nossos amigos voadores são muito estimulados pelos barulhos que ouvem.

Assim, muitas vezes as aves aprendem a reproduzir o som da máquina de lavar ou da televisão, por exemplo. Por isso, se quiser ensinar seu papagaio a falar, procure um local silencioso, onde o pet possa se concentrar na sua voz. Dessa forma, é possível uma interação mais direta, dinâmica e exclusiva.

3. Comece pelo básico

Ao ensinar o papagaio a falar, é fundamental começar pelo básico. Por isso, mesmo que você queira ensinar sua música favorita para o amigo penudo, primeiro devemos nos concentrar em frases pequenas e simples.

Dessa forma, o pet poderá pegar a dinâmica do treinamento e, pouco a pouco, complementar o aprendizado, elaborando frases maiores. Algumas das palavras indicadas para esse início são:

  • Oi!
  • Olá!
  • Tudo bem?
  • Como vai?
  • Tchau!

4. Repita várias vezes 

O segredo sobre como papagaio aprende a falar está na repetição. Assim, na hora de ensinar o pet, não tenha preguiça de repetir quantas vezes for necessário! Lembre-se que os verdinhos aprendem aqueles sons que mais ouvem.

Por isso, repetir é a palavra de ordem. O ideal para quem deseja aprender como ensinar papagaio a falar mais rápido é se concentrar em uma palavra até que o pássaro aprenda. Só depois você pode partir para outra.

5. Trabalhe a entonação 

É verdade que repetir é essencial ao se pensar como ensinar papagaio a falar. Entretanto, apenas falar as palavras mecanicamente não é muito efetivo. Para ter resultados mais satisfatórios, trabalhe com diferentes entonações.

Fale a mesma palavra, ora mais alto, ora mais baixo, trabalhando também as intenções da sua fala. Aproveite esse momento para brincar com o pet fazendo caras e bocas. Isso não só irá deixar o exercício mais divertido como também vai ajudar o papagaio a aprender mais rápido.

6. Faça sessões frequentes

Como a base de todo aprendizado está na repetição, é importante realizar as sessões com certa frequência. O ideal é que elas sejam feitas todos os dias, especialmente nas primeiras semanas.

Assim, o pet entenderá o ritmo das aulas e, consequentemente, irá aprender mais rápido! Caso não consiga fazer aulas diárias, tente repetir pelo menos três vezes por semana.

7. Não canse o pet 

Apesar de ser importante repetir e realizar sessões frequentes, é bom ficar atento ao tempo de cada aula. Devemos lembrar que os exercícios devem ser momentos prazerosos e divertidos.

O indicado é ficar de olho no comportamento do amigo. Ao primeiro sinal de cansaço, dê a aula por encerrada. Os pets possuem personalidades muito distintas, e esse tempo pode variar de acordo com cada papagaio. Entretanto, o recomendado é manter as sessões entre 20 e 30 minutos, no máximo.

8. Invista no reforço positivo

Todo pet adora um bom petisco. Com as aves, não é diferente. Por isso, se quer um papagaio falante, ofereça algumas recompensas. Para que o treino seja eficiente, o ideal é dar o petisco após o treino acabar.

No entanto, atenção na quantidade. Lembre-se que nossos amigos também precisam de uma dieta balanceada. Em lojas especializadas você encontra petisco para papagaios desenvolvidos por veterinários, que vão agradar o pássaro de forma segura e saudável.

9. Compreenda e respeite o papagaio

A última dica também é uma das mais importantes. Por mais que você queira um papagaio falando, é fundamental entender os sinais que o pet dá, compreendendo seus sinais de cansaço.

Esbravejar ou irritar-se não vai ser nada efetivo no treinamento da ave, muito pelo contrário. Por isso, tenha paciência e lembre-se que cada pet tem seu estilo e personalidade. Com respeito e carinho, logo o papagaio estará divertindo a todos com palavras e pequenas frases.

As nove dicas acima certamente vão ajudar você a pensar como ensinar papagaio a falar. Não se esqueça que as sessões de treinamento devem ser um momento agradável e divertido com seu pássaro.

Compartilhe

Comente

Leia também