Como criar tartaruga

Características do pet e recomendações

Ao se perguntar como criar tartaruga em casa, o tutor deve ter em mente que tartarugas são um compromisso de longo prazo. Se bem cuidadas, elas podem chegar até 50 anos (algumas espécies chegam até 100 anos de vida).

Recomenda-se comprar tartarugas em criadouros com certificados de origem de nascimento dos animaizinhos em cativeiro. É importante que o local seja de confiança, para garantir que sua tartaruguinha tenha recebido os cuidados necessários em seu nascimento.

Ambiente perfeito para a tartaruga

Sobre como fazer um habitat para tartaruga, na hora de montar o aquário ou tanque onde a tartaruguinha vai ficar, é importante lembrar-se que o pet necessita de bastante espaço, pois a maior parte das tartarugas cresce bastante.

Configure o aquário/tanque com dois terços do espaço para natação e um terço para área terrestre. Utilize uma fonte de luz ultravioleta de espectro total, pois o aquecimento é fundamental para secar sua tartaruguinha.

Além disso, lembre-se de como criar uma tartaruga e manter a água do tanque limpa para prevenir problemas de saúde. Para isso, utilize um filtro próprio, ajudando também a chegar na quantidade ideal de água.

A temperatura ideal do aquário é de 25ºC a 35ºC. Você pode utilizar um aquecedor de aquário para manter essa temperatura nos dias frios. Atente-se a sempre manter a temperatura correta do ambiente. Assim, você saberá como criar tartaruga e a temperatura ideal para mantê-la feliz.

É importante manter o ambiente do animalzinho sempre limpo. Remova o acúmulo de fezes e outros resíduos, pois isso pode fazer mal para você e para o pet. Procure fazer uma limpeza total no aquário, inclusive em sua filtragem, uma vez por mês.

Alimentação adequada

Existem algumas rações para tartarugas, porém, é sempre recomendável consultar um veterinário especializado em répteis, anfíbios e pets exóticos. Não só para saber como criar um tartaruga pequena ou grande, mas também para criar uma dieta adequada para ela.

Ao se perguntar como criar tartaruga, você pode complementar o que for recomendado pelo profissional com minhocas, crustáceos, algas, frutas, folhas verdes diferenciadas, e mais. Sempre questione o especialista quanto ao que poderá servir ao seu animalzinho.

O ideal é alimentar a tartaruga de duas a três vezes ao dia em um pequeno tanque separado do aquário do bichinho, pois restos de comida podem causar doenças. Lembre-se também que nem todas as tartarugas são herbívoras. Portanto, uma dieta só de folhas poderá não fazer bem ao seu pet.

Compartilhe

Comente

Leia também