Como criar coelho em apartamento: 8 dicas para seu orelhudo

1. Confira o regulamento do condomínio

Quando falamos sobre como criar coelho em apartamento, é preciso estar atento a alguns detalhes em particular. Muitos condomínios possuem um regulamento próprio, com regras que todos os moradores devem obedecer.

É importante ressaltar que, de acordo com a constituição, nenhum estatuto pode proibir os condôminos de ter pets em seu apartamento. Entretanto, é sempre uma boa ideia conversar com seu síndico antes de adotar um peludo. Mas, geralmente, pode criar coelho em apartamento!

Além disso, algumas regras sobre barulho e limpeza podem ser importantes quando se fala em criar coelho em apartamento. Por isso, como primeiro passo, dê uma olhada no regulamento do seu prédio!

2. Conheça as raças de coelho

Assim como outros pets, há diversas raças de coelho, com diferentes características e personalidades! Algumas delas se destacam pelo tamanho pequeno e são as mais indicadas para quem vive em apartamento. As raças de mini coelho são:

  • Holland lop;
  • Cabeça de leão,
  • Anão holandês.

Vale lembrar, entretanto, que mesmo os pets pequenos precisam de espaço, conforto e muitas atividades! Por isso, continue lendo as dicas sobre como criar coelho em apartamento!

3. Ofereça uma gaiola confortável

Coelho em apartamento precisa de um lugar espaçoso e aconchegante para se sentir confortável. Para os orelhudos, esse espaço é sua gaiola. Ela funciona como uma “base central”, onde ele poderá encontrar a ração, água, brinquedos e, claro, sua caminha.

Por isso, é importante que a gaiola do coelho seja grande e bem equipada. De modo geral, quanto maior a coelheira, melhor. Entretanto, especialistas afirmam que o espaço mínimo para um orelhudo se sentir confortável é 1 m².

4. Limpe a gaiola com frequência

Quem já conviveu com um orelhudo sabe que esses pets fazem cocô com muita frequência. Suas fezes são secas, fáceis de limpar e não possuem um odor muito forte. O xixi, entretanto, é um pouco mais desagradável.

Nesse caso, para aprender como cuidar de coelho de modo correto, além de oferecer um alimento e espaço adequado, é recomendado que você higienize a gaiola diariamente, mantendo o lar do seu peludo sempre organizado.

Para isso, é fundamental o uso de um substrato higiênico, como a serragem ou o granulado higiênico. Além de ajudar na hora da faxina, esses produtos impedem que o orelhudo entre em contato com a urina e as fezes.

5. Fique de olho durante os passeios

Mesmo que você deseje criar coelho em uma coelheira, é importante realizar passeios diários pela casa. Esse tipo de atividade é importante para que os pets se divirtam e pratiquem exercícios diários.

Os passeios também são ótimos para fortalecer sua relação com seu amigo! Porém, no momento do passeio é preciso cuidado. Coelhos adoram roer móveis e objetos e, por isso, é necessário ficar atento!

6. Tente criar um ambiente calmo e tranquilo

Os orelhudos são naturalmente assustados. Na natureza, costumam ser presas de diferentes predadores e, por isso, se amedrontam facilmente com barulhos ou movimentos ríspidos.

Por isso, é importante que você mantenha seu lar agradável, calmo e harmonioso sempre que seu coelho estiver em casa. Dessa forma, ele ficará menos estressado e, consequentemente, terá mais qualidade de vida!

7. Crie um ambiente estimulante

Brincadeiras e atividades são essenciais em uma tutoria responsável! No caso dos coelhos, não é diferente. Os orelhudos são bastante brincalhões e adoram se divertir. Em lojas especializadas, como a Petz, você encontra diversos brinquedos indicados para coelhos, que irão estimular sua criatividade de forma segura e saudável!

8. Mantenha hábitos saudáveis

Quando temos um pet em nossa casa, é importante manter hábitos saudáveis! A alimentação, por exemplo, é um dos pontos mais importantes. Para os coelhos, o alimento mais indicado é a ração.

Esses produtos possuem todos os nutrientes necessários, oferecendo aos orelhudos uma dieta equilibrada e nutritiva! Se você quiser variar, folhas verde-escuras e cenouras também estão permitidas, mas apenas como um petisco.

A gaiola também deve estar sempre abastecida com água fresca e limpa para que o dentuço possa se hidratar. Por fim, não se esqueça de levar seu pet ao veterinário regularmente. Dessa forma, o especialista poderá acompanhar o desenvolvimento de seu amigo, além de passar as indicações para sua saúde e bem-estar!

Compartilhe

Comente

Leia também