Comitê Gestor da Educação de Ribeirão Pires acompanha desempenho de unidades escolares

A partir de reuniões com as escolas municipais e da análise de dados sobre os alunos, grupo propõe estratégias para aperfeiçoar ações na rede

Nesta sexta-feira, dia 18, o Comitê Gestor da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires realizou a primeira reunião de acompanhamento das ações desenvolvidas pelas unidades escolares municipais em 2021. O desempenho de estudantes e profissionais da rede está sendo monitorado de forma permanente e integrada para garantir qualidade ao ensino ofertado e o aprendizado das crianças.

O encontro desta semana é desdobramento das discussões chamadas “Ciclo Gestor”, iniciadas em maio deste ano pelo Comitê Gestor da Educação junto às equipes gestoras de nove escolas municipais com ensino fundamental. Os debates são realizados unidade por unidade, individualmente, com base nas informações disponibilizadas no Portfólio Digital, sistema online de dados da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires recentemente implantado.

A partir da reunião do “Ciclo Gestor”, o Comitê Gestor da Educação analisa questões como a devolutiva, pelos alunos, das atividades propostas semanalmente no Ensino Remoto; qualidade dos conteúdos pedagógicos disponibilizados pelos professores aos estudantes; e atas do Conselho de Classe.

Um dos pontos centrais de atuação do Comitê Gestor é o acompanhamento da condução da equipe escolar (professores, coordenadores e diretores) diante de desafios e no desenvolvimento de boas práticas promovidas com as crianças e toda a comunidade.

“O objetivo desse trabalho, que é uma inovação na rede municipal, é avaliar o desempenho das escolas para que os gestores da Secretaria, com o olhar amplo das diretrizes de ensino, possam fazer contribuições às unidades, respeitando nossa proposta de fortalecer as equipes escolares para que tenham mais autonomia em suas ações”, avalia a secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco.

A coordenadora da Orientação Pedagógica da Prefeitura, Nádia Ferreira, explica que o Comitê Gestor integra série de medidas da Educação para identificar dificuldades e conhecer experiências exitosas dentro das escolas, sempre com a meta de melhorar o desenvolvimento dos alunos.

“Como dizemos, estamos colocando uma lupa para ver em detalhes, aluno a aluno, unidade por unidade, como está sendo o desempenho de nosso trabalho. Todos os esforços de nossa equipe colocam em evidência o estudante, especialmente considerando as dificuldades trazidas pelo distanciamento físico das crianças e suas escolas neste período de combate à pandemia do coronavírus”.

“O que já observamos, de modo geral, é o aperfeiçoamento da condução do trabalho das escolas municipais a partir das discussões, da avaliação de dados sobre a participação dos alunos e os encaminhamentos que damos para garantir a boa frequência dos estudantes, entre outros aspectos. Esperamos, em médio e longo prazo, colher bons frutos dessas ações”, concluiu Nádia.

O Comitê é formado pelos supervisores escolares e orientadoras educacionais da Prefeitura. As reuniões do grupo, bem como os encontros do “Ciclo Gestor” com os profissionais das escolas municipais, serão realizadas mensalmente.

Compartilhe

Comente

Leia também