Hoje, dia 17, começa o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio. Até 30 de setembro, serão ocupados 100 minutos diários, em dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, além de 30 minutos diários em inserções, de até 60 segundos, inclusive aos domingos.
A coligação Humanista Cristão (PSC/PHS) será a primeira a aparecer no horário reservado aos deputados federais, nesta terça-feira, logo após a campanha presidencial, que será aberta pela coligação “O Brasil Pode Mais” (PSDB/DEM/PTB/PPS/PMN/PT do B), do candidato José Serra. Amanhã, 18, começa o horário eleitoral gratuito da campanha para governador, inaugurado pelo programa do PSOL, com o candidato Paulo Roberto Bufalo. A ordem de veiculação sofre um rodízio: o partido ou coligação que foi veiculado por último passa a ser o primeiro no horário do dia seguinte.
Para governador, a coligação “Unidos por São Paulo” (PMDB/PSC/PPS/DEM/PHS/PMN/PSDB) terá o maior tempo de propaganda, em rádio e TV, com 6’56”16. O segundo maior tempo será da coligação “União para Mudar” (PRB/PDT/PT/ PTN/PR/PSDC/PRTB/PRP/PC do B/PT do B), com 4’16”.
Não é permitido que haja propaganda a candidatos a eleições majoritárias (presidente, governador e senador) em horário destinado a propaganda de candidaturas proporcionais (deputados estaduais e federais), e vice-versa. Gravações externas, computação gráfica ou efeitos especiais não são permitidos nas inserções, veiculadas durante os intervalos comerciais.
Veja como será dividido o horário eleitoral gratuito: