Começa a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba em edição especial online

Música, teatro, artes, oficinas, saraus, contações de histórias

Neste momento, a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba será virtual de 12 de março, sexta-feira, à 30 de abril, sexta-feira. Assim que possível voltará a ser presencial. O evento contou com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc que permitiu a sua ampliação e a contratação de muitos artistas de diversas áreas. Além das atividades de expositores da feira, acontecerão outras apresentações como musicais, teatro, circo, literatura, artes visuais, oficinas e contação de histórias. Muitos artistas puderam ser contemplados e ajudados nesse período de pandemia impulsionando a cultura e as artes. A produção executiva e a curadoria são de Anita Carvalho e Leonete Accetto e a proponente do projeto é a empresa Ba Rocco Produções.

Teaser da feira: https://youtu.be/ItXmYKCvulM

Ao todo serão 130 eventos de 43 expositores da Feira, 14 artistas visuais, 7 oficinas de expositores, 8 oficinas de capoeira, ioga, danças africanas, ginástica, plantas comestíveis, tapeçarias, 37 apresentações musicais, 3 saraus; 5 grupos de circo, 6 grupos de teatro infantil e 6 contações de história. Mais de 220 artistas serão contemplados com o projeto. Os links de visualização são: site, https://www.fparanapiacaba.com/, Facebook, @feiraparanapiacaba, instagram, @fparanapiacaba e youtube, https://www.youtube.com/channel/UCkybq5v5kXvN5UcTxShNneg

Alguns destaques são o Sarau da Floresta com poemas que contam histórias indígenas, da mata atlântica e o sarau com histórias de Paranapiacaba, Paranapiacaba: afetos e memórias. Grupos como: Irmandade do Blues, Serial Funkers, Os Desconhecidos, O Bardo e o Banjo, Fanta Konatê e Trupe Djembedon, Cia. Corpo Mágico e Irmãos Becker. Os grupos infantis farão, entre outros espetáculos, releituras de grandes clássicos como Três Porquinhos, Pinóquio e o Flautista de Hamelin. Entre os músicos: Ellen Oléria, Kleber Albuquerque, Graça Cunha, Rodrigo Régis, Marquinho do Pandeiro e Adriano Grineberg. Nas artes visuais, destaque para Valdo Rechelo, Milton Toller, Edu Guimarães, Elton Hipólito e Croma.

Desde 2015 é realizada a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba com expositores de toda região metropolitana de São Paulo e vários moradores da vila. Entre as artes, há o tradicional artesanato em tecidos, linhas e pedras e antiquários. A feira também tem parceria com grupos que buscam novas formas de interagir com mercado de trabalho de forma coletiva, como a Associação Fibras da Serra e o Coletivo FOOP.

Paranapiacaba é uma vila criada pelos ingleses entre 1865 e 1867 para dar moradia aos ferroviários da linha Santos-Jundiaí, uma das ligações ferroviárias pioneiras do Brasil. Pertencente a Santo André, a vila é cercada por belezas naturais com clima ameno.

A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba foi contemplada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba
Produção executiva e curadoria: Leonete Accetto e Anita Carvalho
Proponente: Ba Rocco Produções
De 12 de março, sexta-feira, à 30 de abril, sexta-feira (edição especial)
Links de visualização dos eventos:
Site: https://www.fparanapiacaba.com/
facebook.com/feiraparanapiacaba
instagram.com/fparanapiacaba
https://www.youtube.com/channel/UCkybq5v5kXvN5UcTxShNnegf

Compartilhe

Comente

Leia também