Com Itamar Vieira Jr, FLIRP 2023 atraiu público com diversidade de atrações culturais

Atividades que enaltecem a arte literária continuam neste domingo (29), com participação de Beth Goulart e show de Moacyr Franco

Produções literárias, apresentações artísticas, intervenções culturais entre outras atividades da FLIRP 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires atraíram o público para as ruas centrais da cidade neste sábado (28). O evento, que nesta segunda edição celebra o legado de Clarice Lispector e à democratização do acesso ao livro, teve como ponto alto a participação do escritor Itamar Vieira Jr, no Palco ‘Clarice’.

“Antes de ser escritor, sou leitor. Teve um momento em que eu lia tanto os textos da Clarice [Lispector] que eu queria escrever como ela, o que é impossível. A escrita era tão visceral para ela que isso me fez pensar a escrita dessa maneira, como parte de nós, não algo como distração ou como na necessidade de um trabalho”, comentou Itamar Vieira Jr.

Primeira vez na FLIRP, Francisco Vaz, 52 anos, ficou feliz em ver mais um evento acessível em Ribeirão Pires. “Vimos a chamada do evento na TV, e ficamos com vontade de trazer a Bianca. Precisamos retomar esse hábito da leitura e essa é a oportunidade”, comentou. Acompanhado por Bianca Beamates, 27 anos, que mora há alguns anos na Bahia, Francisco está aproveitando os dias com a família para ter momentos de lazer. “Fomos ao Miss e Mister Melhor Idade, agora aqui na Flirp. Tenho certeza de que irei em mais eventos. Está tudo maravilhoso”, completou.

Natalia Montemor Pinto, moradora de Santo André, fez questão de trazer os filhos – Vinícius e Aurora – para essa imersão cultural. “Estávamos aqui perto e aí aproveitamos para incentivar os pequenos sobre a importância do hábito da leitura. Temos lido menos livros do que deveríamos”, completou.

Esse tipo de incentivo de uma mãe tornou o sonho do pequeno escritor Miguel Ângelo Nascimento uma realidade. “Quando lancei o meu livro ano passado, ele disse para uma amiga que também queria escrever. Tanto eu quanto o pai demos total apoio, compramos lápis aquareláveis para ele ilustrar e está aí o resultado: ‘Cada dinossauro é de um jeito – Dinossauros e fatos’, comentou a mãe Sara Andreozzi Petrilli do Nascimento.

Autor do livro “A Mão de Edgar Allan Poe”, Claudio Feldman, 80 anos, morador de Santo André e membro da Academia de Letras do Brasil (Brasília), elogiou a receptividade e acolhimento durante a FLIRP. “Participei da edição passada e fiquei encantado. Serve de motivação para continuar lançando meus livros, já são 60 até agora”, completou.

Domingo de FLIRP 2023 – A Feira Literária de Ribeirão Pires continua neste domingo, 29 de outubro, das 8h30 às 19h nas ruas centrais da Estância – Felipe Sabbag, Leonardo Mecca, Domingos Morgado – e Paço Municipal. Destaques de amanhã ficam por conta da presença de Beth Goulart na mesa 11 – “Clarices: persona e personagem”, no Palco Clarice; e o show com Moacyr Franco, que marca também o encerramento da programação do mês do Idoso, em Ribeirão Pires. A entrada para a FLIRP é social, ou seja, a doação de 1kg de alimento não-perecível ou 1 kg de ração para pet.

Itamar Vieira Jr encerrou a programação deste sábado (28) no palco Clarice da FLIRP 2023

Francisco Vaz e Bianca Beamates elogiaram acessibilidade do evento

Pequeno escritor Miguel Ângelo Nascimento, acompanhado dos pais, lançou seu primeiro livro na FLIRP 2023

Famílias aproveitaram FLIRP 2023 para incentivar a leitura dos pequenos

Grupo de danças folclóricas ucranianas Kyiv fez parte da programação deste sábado (28) na FLIRP 2023

Uma coletiva de imprensa e um café recepcionaram os ucranianos representantes da cidade

Prefeito Guto Volpi, abriu oficialmente a FLIRP 2023 que este ano homenageia a escritora Clarisse Lispector, Ucraniana de nascimento e adotada brasileira desde 1920 até sua morte prematura em 1977.

Representantes da Ucrania e autoridades locais ouvem solenemente os hinos nacionais da Ucrania e Brasil

Coral de alunos do Colégio Carlos Rohm entoaram o hino de Ribeirão Pires

Prefeito Guto Volpi e a primeira dama Ligia Volpi exibem documento que sela a amizade entre RIbeirão Pires e Chechelnyk na Urania

Caminhão biblioteca do SESC é uma das atrações

Tendas abrigam dezenas de livrarias com material de todos os gêneros

Espaço especial sob a marquise do Shopping Garden recebeu dezenas de escritores independentes da região que puderam expor suas obras

A prefeita de Chechelnyk enviou mensagem de vídeo agradecendo e parabenizando a cidade e autoridades pelo evento

Jovens escritores posaram ao lado do Prefeito Guto Volpi

Escritora Vivian Veronez, de São Bernardo do Campo ficou encantada com a cidade e organização do evento

Tendas de artesanato estão localizadas no Paço Municipal

Compartilhe

Comente

Leia também