Com fiscalização eletrônica, Avenida Humberto de Campos zerou mortes no trânsito em dois anos

Número de autuações também diminuiu em aproximadamente 40% em uma das principais vias de Ribeirão Pires

As medidas de segurança adotadas pela Prefeitura de Ribeirão Pires para a redução de sinistros de trânsito no sistema viário da cidade apresentam resultados positivos. Desde a instalação de radares de velocidade na Avenida Humberto de Campos, em julho de 2021, o município não registra ocorrências com vítimas fatais na via. A fiscalização eletrônica foi alternativa de preservação da vida no local, após registro de seis mortes envolvendo veículos automotores e motocicletas.

Somada à instalação do radar, que tem como principal objetivo alertar os condutores para a necessidade de manter a velocidade reduzida em pontos de maior risco de incidentes, as ações de educação para o trânsito também estão tendo impactos positivos. Um dos indicadores de que os usuários da Avenida Humberto de Campos estão sendo conscientizados sobre condutas de segurança é a queda de 40% no índice de multas aplicadas no local.

Nos seis primeiros meses após a instalação do equipamento de fiscalização eletrônica, entre julho e dezembro de 2021, foram 634 infrações registradas. No mesmo período de 2022, foram 366 autuações por excesso de velocidade. “Observamos que o radar, somado à sinalização e às ações de educação para o trânsito, contribuíram para a queda de sinistros, sem registro de vidas perdidas nesta via em dois anos”, avaliou o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, coronel Carmo Júnior.

De acordo com o diretor de Mobilidade Urbana, Marcos Franco, os radares não têm caráter punitivo. “A fiscalização eletrônica tem caráter pedagógico, uma vez que a atuação diária ensina os condutores a respeitar os limites de velocidade da via”.

Vale ressaltar que as reduções de limites de velocidade também são uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que avalia que a redução de velocidade é considerada a forma mais eficaz de reduzir sinistros e humanizar as vias.

A Prefeitura conta com convênio em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, no âmbito do “Programa Respeito à Vida”, que estabelece medidas de segurança no trânsito, entre as quais a redução da velocidade para 40km/h também na Avenida Francisco Monteiro.

Reforço de sinalização – A Prefeitura de Ribeirão Pires vem reforçando as sinalizações horizontais em toda a cidade. Mais de 40 ruas e avenidas já foram contempladas com os investimentos, que garantem maior visibilidade às regras e indicações de segurança para o trânsito.

Projeto brincando com trânsito – Em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura, o projeto, que acontece desde 2014 na cidade, propõe a inclusão da educação no trânsito para crianças, com objetivo de que o aluno cresça com consciência, gerando mudança de comportamento para um trânsito mais humanizado.

A Avenida Humberto de Campos não registra óbitos desde 2021

Compartilhe

Comente

Leia também