O Colégio Clarassoti, certificado como Escola Olímpica pelo Sistema Poliedro, vai ampliar o suporte educacional aos estudantes com um programa de Orientação Profissional e Psicológica voltado às escolhas acadêmicas e profissionais. A proposta busca auxiliar os alunos a lidar com dúvidas, ansiedade e decisões importantes.
A iniciativa surgiu após a aplicação de um questionário aos alunos. Entre as respostas, o interesse pela trajetória acadêmica e a preocupação com a escolha profissional foram os pontos mais citados, evidenciando a necessidade de criar um espaço de escuta e orientação psicológica dentro da escola.
Para Marcia Clarassoti, mantenedora do colégio, a atividade complementa o trabalho já realizado em sala de aula pelos professores e reforça a importância do acolhimento individual. “Os alunos querem falar, mas, principalmente, querem ser ouvidos”, diz.
A profissional também destaca que o apoio psicológico é um espaço seguro para que os estudantes expressem suas necessidades, fortaleçam a autoconfiança e tomem decisões mais conscientes sobre seus próximos passos. “Não estamos só pensando nas questões cognitivas, intelectuais, mas também olhando para a questão emocional dos nossos alunos.”
Os encontros serão realizados por meio de palestras, workshops e rodas de conversa. A psicóloga Emira Jaloretto ficará responsável por um worskshop que abordará: “Orientação Profissional e Projeto de Vida”, oferecendo um encontro de apoio aos estudantes.
Segundo a diretora pedagógica, Fabiana Dicieri, a direção do colégio está planejando o Itinerário Formativo do Ensino Médio 2026, no qual os alunos participaram escolhendo as áreas de maior interesse. Entre os temas definidos, estão educação financeira e escolha profissional e carreiras.
“Atendendo ao pedido dos estudantes, que logo terão que administrar o próprio dinheiro, vamos mostrar como controlar gastos e planejar seus sonhos desde cedo, para que possam tomar decisões mais conscientes no futuro”, afirma.
Opinião semelhante à da professora Simone Souza, que destaca a oportunidade dos alunos de aprimorar o currículo e a compreender melhor seus interesses, “construindo uma base mais sólida e concreta para decisões futuras mais tranquilas”, diz.
Junto a esse trabalho, o Psicólogo Wagner Calderano também promoverá encontros que serão realizados por meio de palestras e roda de conversas de acordo com a necessidade e a realidade do que os alunos buscam.
Escola Olímpica
Além de fortalecer o apoio emocional e profissional dos estudantes, o Colégio Clarassoti também se destaca pelo incentivo ao desempenho acadêmico. Certificado como Escola Olímpica Poliedro pelo Sistema de Ensino Poliedro, prepara os alunos para competições nacionais em diversas áreas, unindo aprendizado acadêmico e desenvolvimento de habilidades práticas.
“Nós passamos por um curso de formação, desenvolvendo várias atividades e concluímos a certificação através de um projeto. O que nos permite estimular os nossos alunos a atingirem um resultado positivo”, explica a professora Mônica Donato.
Seguindo os valores e práticas olímpicas, o colégio irá incentivar os estudantes, que poderão participar das provas desde o Ensino Fundamental I. “As olimpíadas abrangem temas variados e suas etapas acontecem ao longo do ano”, detalha o professor Ailton Camargo.
Entre as olimpíadas mais conhecidas estão matemática, química e física, mas também há competições em áreas como robótica, economia e astronomia.
Colégio Clarassoti – Travessa Apa, 30, Jd. Itacolomy (próximo ao Complexo Ayrton Senna), Ribeirão Pires, SP, Tel.: (11) 48274088 WhatsApp: (11) 97152-2662 e e-mail; [email protected]
Facebook/Instagram: @ColegioClarassoti.
Professores Ailton Camargo e Mônica De Donato
Maria Alice Lima, coordenadora pedagógica e Márcia Clarassoti, mantenedora do Colégio Clarassoti