No último dia 05, Ribeirão Pires foi o palco de um importante evento na esfera social ao realizar a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O objetivo do evento foi o de promover discussões para a captação de propostas que possam melhorar as ações sociais no Município, consolidar e valorizar os trabalhadores do setor e preparar um documento a ser levado para as esferas Estadual e Federal, cobrando recursos e estruturação do serviço em Ribeirão Pires, além de permitir uma avaliação do serviço prestado por parte do usuário da rede.
Para que o debate pudesse ser melhor aproveitado, as cerca de 80 pessoas que participaram do evento foram divididos em quatro oficinas de debates: 1- Estratégias para a estruturação do trabalho do SUAS (Sistema Único de Assistência Social); 2- Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; 3- Fortalecimento da participação e do controle social; 4- Centralização do SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
O secretário de Política Comunitária Institucional, Donisete de Freitas, o Doni, ressaltou que sua Secretaria vem trabalhando junto com a Assistência Social a fim de promover um trabalho mais organizado e eficiente. “A SPCI tem se esforçado por colaborar com a integração de todos os que trabalham com ações sociais”, disse. Para o secretário de Promoção Social, Eduardo Nogueira, o trabalho das assistentes sociais deve ser reconhecido e priorizado. “As assistentes sociais fazem um trabalho muito além do que lhe deu sua formação. Elas realizam um trabalho profissional e humano”, destacou. Para Nogueira, o desenvolvimento de políticas públicas e a descentralização do atendimento é fundamental para a ampliação da qualidade dos serviços sociais na cidade.
Ao término do evento, dez propostas foram aprovadas como resultado das discussões. Até o ano que vem, quando será realizada a próxima conferencia, o Município deve procurar aplicar cada uma das propostas, visando a melhoria do atendimento social.