Cidade ganha Cidadania Móvel que levará serviços sociais aos bairros

Com unidade, Prefeitura fará cadastros de programas assistenciais em regiões afastadas do Centro, onde não há CRAS

A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou aos moradores, no último sábado, dia 16, o “Cidadania Móvel”, novo veículo que levará serviços sociais aos bairros afastados no Centro, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A entrega, realizada pelo prefeito Adler Teixeira – Kiko, e pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki, foi realizada na Praça José Inocêncio Nunes, no Parque Aliança, primeira região a receber a unidade móvel.

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pelo município com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. Esse índice avalia a efetividade dos programas sociais no município – caso estejam bem avaliados, é utilizado para a liberação de verba. O investimento no “Cidadania Móvel” foi de R$ 189 mil.

“O ‘Cidadania Móvel’ levará aos bairros afastados de nossa cidade serviços sociais, como o cadastro no programa Bolsa Família. O veículo facilitará o acesso de quem mais precisa às ações assistenciais, especialmente para a atualização cadastral, o acompanhamento e a busca ativa dos moradores em situação de vulnerabilidade”, explicou o prefeito Kiko.

O novo veículo da Secretaria de Assistência Social e Cidadania contará com a participação integrada e articulada das secretarias de Educação e de Saúde, levando em consideração as demandas e as necessidades de cada território.

Dentre as atividades a serem empreendidas, destacam-se o cadastramento das famílias que residem em locais de difícil acesso, a busca ativa dessas famílias, o auxílio nas condicionalidades do Programa Bolsa Família (acompanhamento do pré-natal de gestantes, campanhas de vacinação, acompanhamento da saúde de recém-nascidos e crianças, assistência na matrícula e manutenção de frequência escolar de crianças e adolescentes, dentre outros), além do apoio ao controle social do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

“A Prefeitura recebe indicador de gestão que libera, quando satisfatório o trabalho social desenvolvido, recursos a serem investidos no setor. Como não temos CRAS em todos os bairros, pensamos nesta unidade para levar os serviços aos moradores que mais precisam. Teremos equipe de serviço social e psicólogo percorrendo, dentro de uma programação que será divulgada, regiões afastadas do Centro’, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

A secretária da Pasta explica que antes do agendamento do “Cidadania Móvel”, equipes mobilizarão os moradores e informarão o período e horários de atendimento.

Compartilhe

Comente

Leia também