Nesta semana a Prefeitura de Ribeirão Pires ampliou os canais de comunicação entre a Municipalidade e cidadãos. Utilizando um aplicativo gratuito para celular, o WhatsApp, a Prefeitura espera que “o cidadão apresente críticas, sugestões, esclareça dúvidas além de se manter informado”.
Segundo o secretário de Comunicação, Thiago Quirino, o novo canal vai diminuir o tempo de resposta para atendimento de solicitações dos moradores da cidade. “Pelo aplicativo as pessoas podem contatar a Prefeitura e serem atendidas imediatamente dependendo da demanda. Casos mais complexos são encaminhados para os responsáveis e um membro de nossa equipe controla o tempo para dar o retorno às pessoas”.
A Comunicação também informou que o cidadão pode enviar fotos e vídeos de problemas no bairro. Essas informações serão utilizadas pela equipe da Prefeitura para ajudar no planejamento e melhorias de diferentes setores. “Ao nos aproximarmos do cidadão, podemos detectar com mais precisão as necessidades mais urgentes e dar a devida prioridade a elas”, acrescentou Quirino.
Em poucos dias, várias pessoas passaram a interagir com o “whats” da Prefeitura. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com a palavra ‘notícias’ para o número (11) 99700-2586. Após o cadastro, o cidadão passa a receber mensagens com conteúdo exclusivo. Mas atenção, é necessário deixar o número salvo na agenda de contatos para o recebimento das transmissões simultâneas.
A proposta faz parte do pacote de medidas desenvolvidas pela Secom para melhorar a comunicação governamental. O pacote também contempla Transparência, com um projeto de reformulação do Portal da Transparência da Prefeitura; e Relacionamento com a Imprensa, iniciado em julho com o Primeiro Fórum de Comunicação para a Imprensa Regional, quando foram discutidas medidas para melhorar o atendimento à imprensa pela equipe de assessoria do Governo Municipal.