Cidadania Móvel promove palestra sobre “Violência à Mulher”

Além dos atendimentos de rotina, a equipe da Secretaria de Assistência Social e Cidadania leva orientação aos bairros

Nessa quarta-feira, dia 11, o “Cidadania Móvel” atendeu moradores da Vila Gomes e região. O veículo esteve estacionado em frente à Unidade de Saúde da Família  – USF Guanabara. Além dos atendimentos de rotina, a equipe da Coordenadoria da Mulher, equipamento ligado à SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu apresentação do equipamento e do Fluxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

Cerca de 13 agentes comunitários de saúde da USF Guanabara participaram da atividade. “O foco da ação foi sensibilizar e ressaltar a importância dos agentes comunitários de saúde dentro do Fluxo. Nosso objetivo é fazer com que eles se enxerguem como potencial porta de entrada, tendo papel fundamental na divulgação, indicação e encaminhamento das mulheres ao serviço especializado”, explicou a coordenadora e psicóloga, Vanessa Lopes Belli, da Coordenadoria da Mulher.

Cronograma de Atendimentos – Nessa quinta-feira, dia 12, o “Cidadania Móvel” estará estacionado na Rua Treze de Maio, altura do nº 4 – Ponte Seca (em frente ao Bar do Alemão), das 10h às 14h.

A prioridade dos atendimentos do veículo nessa quarta etapa será o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família.

A unidade percorrerá nesse mês onze bairros do município, facilitando o acesso da população a programas assistenciais. “Com o ‘Cidadania Móvel’, um veículo totalmente equipado para atender a população, especialmente nos territórios afastados do Centro, onde não há equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, moradores estão sendo contemplados e atendidos pela equipe técnica da assistência social e tendo acesso a diversos programas e serviços”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

O “Cidadania Móvel” promove cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.

Entre o período de maio e agosto desse ano, o Cidadania já atendeu cerca de 720 moradores de diversos bairros da Estância: Vila Aurora; Vila Suíssa; Jardim Valentina; Iramaia; Centro; Jardim Esperança, Santana, Santa Luzia, Jardim Luso, Jardim Vista Linda, Barro Branco, Jardim Iramaia; Vila Sueli; Parque Aliança, Vila Gomes, Pilar Velho, Santa Luzia e Jardim Esperança; Ouro Fino; Santa Clara; Jardim Serrano; Somma; Represa; Centro Alto.

O “Cidadania Móvel” foi especialmente estruturado – com internet, notebook, entre outros itens – para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que  qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Confira as datas e locais de atendimento do “Cidadania Móvel”:

Dia 12/09 (quinta-feira)

Das 9h às 15h – Rua Treze de Maio, atura do nº 4 – Ponte Seca (em frente ao Bar do Alemão);

Dia 16/09 (segunda-feira)

Das 9h às 15h – Rua Dourados, 416 – Pouso Alegre (em frente ao Mercado do Gordo);

Dia 18/09 (quarta-feira)

Das 9h às 15h –  Rua Aurora, 61 – Centro Alto (em frente à UBS Centro Alto);

Dia 19/09 (quinta-feira)

Das 9h às 15h – Avenida Francisco Tometich, 905 – Jardim Valentina (em frente à UBS Jardim Valentina);

Dia 23/09 (segunda-feira)

Das 9h às 15h – Estrada da Sondália, 520 – Quarta da Divisão (em frente à USF Quarta Divisão);

Dia 25/09 (quarta-feira)

Das 9h às 15h – Rua Antônio Zampol, 221 – Vila Sueli (em frente à USF Vila Sueli);

Dia 26/09 (quinta-feira)

Das 9h às 15h – Rua Pitágoras, altura do nº 97 – Sítio Taquaral.

Compartilhe

Comente

Leia também