“Cidadania Móvel” percorreu diversos bairros de Ribeirão Pires em junho

Unidade itinerante da Prefeitura de Ribeirão Pires levou programas assistenciais e orientações aos moradores de regiões afastadas do Centro 

Nessa quinta-feira, dia 27, o “Cidadania Móvel” – unidade da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, levou serviços e orientações gratuitas aos moradores da Vila Sueli e região. O equipamento percorreu durante todo o mês diferentes bairros da cidade, dando sequência às ações iniciadas em maio.

Em junho, foram mais de 200 atendimentos nos bairros Jardim Esperança, Santana, Santa Luzia, Jardim Luso, Jardim Vista Linda, Barro Branco, Jardim Iramaia e Vila Sueli. Em maio, primeiro mês de atividades da unidade, foram atendidos cerca de 140 moradores dos bairros Parque Aliança, Vila Gomes, Pilar Velho, Santa Luzia e Jardim Esperança.

Dentre as atividades empreendidas, destacaram-se o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais, o Bolsa Família.

O equipamento também disponibilizou o cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre serviços do Poupatempo, entre outros.

O “Cidadania Móvel” foi especialmente estruturado – com internet, notebook, entre outros itens – para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que  qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

“Conquistamos, com muito empenho e dedicação, a unidade do Cidadania Móvel, que percorre áreas afastadas do Centro, onde não temos bases do CRAS. Com isso, os moradores que muitas vezes, pela distância, não buscam informações, agora estão sendo contemplados e atendidos por nossas equipes de assistência social”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

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