Moradores de locais mais afastados da região central e de unidades do CRAS podem acessar serviços e receber orientações de Assistência Social
O “Cidadania Móvel”, unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura, vem percorrendo diversas regiões da Estância, facilitando o acesso dos moradores a serviços de Assistência Social.
Nessa terça-feira, dia 17, das 10h às 15h, o “Cidadania” atenderá moradores do Jardim Aprazível e região. O veículo estará estacionado na Rua Javaré, altura do nº 369 (em frente Bar e Mercearia da Dona Fátima).
Nesse mês, o equipamento já passou pelos bairros Vila Aurora, Sítio dos Vianas, Sítio Santa Helena, Roncon e Jardim Planteucal. Estudantes da Escola Estadual Dom José Gaspar, na Vila Aurora, acompanharam atividade promovida pela equipe do “Cidadania Móvel” e da Coordenadoria de Mulheres, ligada ao CREAS.
Cerca de 400 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio da unidade escolar, com idades entre 13 e 15 anos, participaram do debate e dinâmica, que abordou violência doméstica, diferenças de gêneros, entre outros assuntos.
“O que mais preservamos na escola é o respeito entre os gêneros, a tolerância religiosa e étnica, entre outros. Visamos o bom convívio social. Essa atividade reforça os trabalhos já realizados pela instituição e temos bons resultados entre os alunos”, explicou o vice-diretor da instituição, Gerson Pereira Junior, de 38 anos.
Além de palestras, o equipamento oferece acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.
O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.
Moradora do Jardim Planteucal, Simone Fontes, procurou a unidade da SASC, no último dia 12, para orientações sobre programas sociais. “Queria informações sobre o Bolsa Família. Quando fiquei sabendo que o serviço estaria por aqui, vim tirar algumas dúvidas. O atendimento aqui é mais calmo e ajuda muito”, contou.
Confira o cronograma do “Cidadania Móvel” dessa semana:
– Dia 17/03 (terça-feira)
Das 10h às 15h
Rua Javaré, 369 – Jardim Aprazível (em frente ao Bar e Mercearia da Dona Fátima)
– Dia 18/03 (quarta-feira)
Das 10h às 15h
Rua Antônio Roncon, 203 – Jardim Luso (em frente ao Bar do Presidente).