Equipamento promove acesso a serviços de Assistência Social em locais afastados da região central e de unidades do CRAS
Nessa quinta-feira, dia 20, das 10h às 15h, o Cidadania Móvel estará estacionado na Rua Alagoas, s/nº – Parque das Fontes (em frente à entrada lateral da E.M Mathilde Figueiredo David). A unidade itinerante da SASC – Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires, facilita o acesso de moradores a programas sociais e serviços.
Nessa semana, o Cidadania Móvel levou serviços de Assistência Social a moradores dos bairros Santa Luzia, Casa Vermelha e Vila Sueli. Ainda no mês de fevereiro, o equipamento percorreu os bairros Jardim Caçula, Jardim Vista Linda, Rancho Alegre, Santa Rosa e Planalto Bela Vista.
Dentre os serviços oferecidos pelo equipamento está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, atualização, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.
O cadastro é a primeira etapa para que o cidadão tenha acesso a diversos programas sociais federais como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada – BPC, o Programa Cisternas, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Lembrando que o cadastro não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.