Ação facilita o acesso dos moradores aos serviços disponibilizados nos CRAs da cidade
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (SAPIS), realizou nesta quarta-feira, dia 3, mais uma edição do “Cidadania Aqui”, no Jardim da Paz/Represa.
Durante o atendimento, a equipe esclareceu dúvidas de Marilene Varolo, 57 anos, pensionista, sobre o Número de Identificação Social (NIS). “Se não fosse o atendimento no bairro não saberia onde me informar sobre essa questão”, explica moradora do Jardim da Paz há 40 anos.
No “Cidadania Aqui”, moradores são atendidos pela equipe técnica da SAPIS – psicólogos e assistentes sociais – que promovem orientações em geral; encaminhamentos para a rede municipal de serviços; encaminhamentos para emissão de documentos civis; informações sobre benefícios eventuais; além de acompanhamento contínuo da família atendida e encaminhamentos para as unidades dos CRAS da cidade. “Nosso objetivo é levar a assistência social aos pontos mais distantes dos CRAS, garantindo o acesso a garantia de direitos a quem assim precisar”, explicou o secretário Leonardo Biazi.
Dentre os serviços oferecidos pelo equipamento também está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.
A próxima edição do “Cidadania Aqui” será no Parque Aliança, no dia 11 de novembro, das 9h às 16h, em local a ser definido nos próximos dias. Neste dia a ação será em parceria com a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires.
Durante o atendimento, a equipe do Cidadania Aqui esclareceu dúvidas de Marilene Varolo, 57 anos, pensionista, sobre o Número de Identificação Social (NIS)