“Cidadania Aqui” atende moradores da Estrada da Sondália

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (SAPIS), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, retomou, nesta quarta-feira (26), as ações do “Cidadania Aqui”, com atendimento na Estrada da Sondália, 140, na Quarta Divisão. Ao todo, 22 famílias receberam atendimento, além de serem contempladas com cestas básicas oriundas do Fundo Social do município. “Nosso objetivo é levar a assistência social aos pontos mais distantes dos CRAS, garantindo o acesso a garantia de direitos a quem assim precisar”, explicou o secretário Leonardo Biazi.

No “Cidadania Aqui”, moradores são atendidos pela equipe técnica da SAPIS – psicólogos e assistentes sociais – que promovem orientações em geral; encaminhamentos para a rede municipal de serviços; encaminhamentos para emissão de documentos civis; informações sobre benefícios eventuais; além de acompanhamento contínuo da família atendida e encaminhamentos para as unidades dos CRAS da cidade.

Dentre os serviços oferecidos pelo equipamento também está o acesso das famílias ao Cadastro Único – orientações, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Bolsa Família. O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades. Biazi explicou que, a princípio, ‘a ideia é estabelecer um calendário semanal, identificando os bairros com mais necessidade, em conjunto com os CRAS da cidade’.

Moradora da região, Carla Pereira da Silva, 33 anos, disse que a ação da Prefeitura foi uma’benção de Deus’. “Muitas famílias estão desempregadas. Não temos como nos locomover até o Centro ou ao CRAS para ter acesso aos nossos direitos ou conseguir alguma ajuda”, completou. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi, reiterou a importância da ação integrada do Fundo com a Secretaria na aproximação com os moradores da cidade. “Para alcançarmos cada vez mais pessoas e identificarmos quem realmente precisa, temos que trabalhar juntos, assim como temos feito desde o início do ano”.

Compartilhe

Comente

Leia também