Se o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), não for para a superintendência da autarquia estadual DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ribeirão Pires não ficará sem representação no governo do Estado. Cezar de Carvalho, presidente municipal do diretório do PSDB de Ribeirão Pires e coordenador regional da sigla, foi nomeado no último dia 11 como Assistente Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, comandada por Edson Aparecido, de quem é amigo de longa data. A posse aconteceu na tarde de ontem (21), no Palácio dos Bandeirantes.
Cezar conta que as conversas sobre sua possível atuação no governo estadual surgiram antes da posse do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Antes da posse, o governador e o Edson disseram: ‘gostaríamos de ter você na equipe’, e eu disse ao Alckmin que, se assim ele entendesse, eu estava à disposição”.
Apesar de ter havido uma conversação prévia, Cezar se surpreendeu ao receber a notícia de sua nomeação. “No dia 16 recebi uma ligação do Palácio dos Bandeirantes: ‘o senhor não vai passar aqui? O senhor foi nomeado dia 11’. A nomeação saiu no Diário Oficial, mas eu não vi”.
No dia em que conversou com o Mais Notícias, sexta-feira (18), Cezar estava preenchendo uma série de documentos para efetivar-se no cargo, por isso, ainda não sabia muitos detalhes sobre a função que irá exercer. “Na conversa que tive com o Edson inicialmente, ele me passou que eu seria um representante da Secretaria junto à região do Grande ABC, mas isso foi em janeiro, então, não sei se está mantido isso. Eu acredito que será um elo de ligação das cidades daqui com a Secretaria, mas isso ainda precisa ser melhor explorado, na posse é que vou saber mais especificamente. Estaremos lá no governo, procurando dar de nós o melhor dentro da nossa capacidade. Acho que isso para a região é boa e para Ribeirão Pires pode ser ótimo. Para todas as cidades aonde ele me designar, a atenção será de uma forma igual, mas é óbvio que, morando em Ribeirão Pires, a gente acaba sempre atraindo mais atenção para a cidade, mas tudo dentro do possível. Vamos tratar todas as cidades iguais: as sete da região do Grande ABC e as 67 cidades da qual a Secretaria envolve: Baixada Santista, Grande São Paulo e Campinas”, fala Cezar, completando que a recém-criada Pasta de Desenvolvimento Metropolitano contribuirá com os municípios na questão de políticas públicas voltadas a transporte, obras antienchentes, habitação, segurança, entre outros setores.
A nomeação no governo estadual não posterga os planos de Cezar para concorrer ao Paço de Ribeirão Pires, em 2012. “O projeto (para candidatar-se a prefeito) continua. Acho que isso é um reforço, porque essa nomeação dá uma visibilidade política maior, eu vou estar próximo ao governador, vou estar do lado do secretário diariamente, vou estar em contato com deputados e vereadores de toda a região, acho que tudo isso facilita”, conclui.