A Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Ribeirão Pires deu início ao projeto “Cine CRAS”, no mês de outubro. A ação, desenvolvida pelo CRAS Quarta Divisão, no anfiteatro do CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, realiza projeção de filmes diversos, de forma gratuita, promovendo entretenimento e integração da comunidade.
A primeira sessão atendeu munícipes assistidos pela Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo – conhecida como Casa da Acolhida, no dia 31 de outubro. Cerca de 20 pessoas assistiram ao filme “Ouija”. A exibição fez parte das ações em celebração ao Halloween – realizadas pela entidade.
O psicólogo Alexandre Avanzo Dias, 31 anos, trabalha há cinco anos na Casa da Acolhida – entidade de passagem, que oferece abrigo, entre outros cuidados como reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem.
“Promovemos uma integração social. É muito importante que eles participem de atividades que os façam sair da rotina e os levem a locais diferentes. Ajuda muito no trabalho de reinserção na sociedade”, explicou o profissional.
O morador Jorge da Silva Filho, de 53 anos, está na instituição há dois meses. “Estou passando por uma fase difícil, buscando emprego e tentando me reerguer. Agradeço muito o atendimento que recebo na Casa. Estou adorando a atividade. Me distraio e vivo coisas novas”, afirmou.
O “Cine CRAS” atenderá moradores da região do CRAS Quarta Divisão, além de munícipes assistidos pelos programas sociais oferecidos em todas as unidades do CRAS do município (incluindo Jardim Caçula, Centro e Ouro Fino) e munícipes atendidos por entidades sociais parceiras.
A próxima sessão atenderá grupo do programa Moeda Social do Governo do Estado, além de munícipes referenciados do CRAS Quarta Divisão, no dia 27 de novembro, a partir das 14h, no anfiteatro do CEU (Estrada do Sapopemba, 5.055).