Cesar do Canoa: “Ribeirão Pires precisa de um deputado federal que seja da cidade”

Com uma carreira consolidada na iniciativa privada à frente do Bar e Restaurante Canoa Quebrada, Cesar tem um novo desafio pela frente: é pré-candidato a deputado federal. Ele quer representar Ribeirão Pires na Câmara dos Deputados e trazer muitos recursos que vão melhorar a vida da população.

Mais Notícias – Cesar, como surgiu o desejo de ser pré-candidato a deputado federal?

Cesar do Canoa: A minha pré-candidatura a deputado federal foi um convite do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, e do ex-prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira. Queremos fortalecer a nossa microrregião de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra com um representante que conheça a realidade dessas duas cidades, que seja daqui. Eu moro em Ribeirão desde o dia que eu nasci e conheço as dificuldades do município.

Acredito que Ribeirão Pires precisa de um deputado federal que seja da cidade, saiba das dificuldades enfrentadas e busque soluções para melhorar a vida da população.

MN: Qual a importância de um deputado federal para nossa cidade?

CC: Um deputado federal consegue encaminhar muitas emendas parlamentares. Neste ano, por exemplo, cada deputado teve direito a quase R$ 16 milhões – isso representa 4% de todo o orçamento de Ribeirão Pires. Nossa cidade tem muito a avançar. Sem falar que, estando em Brasília, o deputado pode atrair programas de saúde, educação e geração de emprego, por exemplo.

Ribeirão é uma estância turística com alto potencial de crescimento e também pode receber mais atenção do governo federal nesse sentido, pois hoje somos muito dependentes dos recursos enviados pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que é ligado ao Estado.

MN: Falando em turismo, você foi secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Como foi essa experiência?

CC: Tive a alegria de ser secretário municipal entre 2018 e 2020. Foi uma experiência muito enriquecedora e que me deu a chance de aprender muito. Tenho muito orgulho do trabalho que desenvolvi, pois tivemos grandes conquistas.

MN: Quais avanços você destaca?

CC: O primeiro ponto muito importante foi a elaboração do Plano Municipal de Turismo de acordo com a legislação vigente – na época, fomos uma das primeiras cidades do Estado a entregarem o documento. Isso possibilitou que continuássemos com o título de estância turística e recebendo verbas específicas para fomentar o turismo na cidade. Além disso, organizamos as duas maiores edições do Festival do Chocolate com recorde de público. Na edição de 2019, por exemplo, arrecadamos 120 toneladas de alimentos que foram distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Também inauguramos o Parque Oriental, que atualmente recebe milhares de turistas aos fins de semana, movimentando a economia da cidade. Revitalizamos o Jardim Japonês e criamos o Boulevard Gastronômico ajudando não só o turismo, mas também os comerciantes da região central.

MN: Você é muito conhecido em Ribeirão Pires. Qual é a sua história na cidade?

CC: Sou ribeirãopirense e tenho orgulho disso. Nasci aqui em 15 de julho de 1966 e nunca deixei a cidade. Minha família já é muito conhecida aqui. Meu avô Wilson dos Santos Ferreira integrou a primeira Câmara de Vereadores e, anos mais tarde, meu pai, Welson dos Santos Ferreira, também se tornou parlamentar. Entender a política como meio de transformação da sociedade já está no sangue.

Estudei na Escola Estadual Dom José Gaspar, pois era na frente da minha casa, que, inclusive é onde eu moro até hoje. Passei toda minha infância e adolescência aqui. Frequentei as famosas baladas, os bailinhos que tínhamos na cidade. Fui servidor concursado da Prefeitura de Ribeirão e, anos depois, decidi que abriria um bar e restaurante na cidade e assim nasceu o Canoa Quebrada.

MN: Em que ano você decidiu abrir o Canoa Quebrada?

CC: Era 1991, eu e o meu irmão Willian resolvemos abrir o Bar e Restaurante Canoa Quebrada. Na época, era uma casinha de choupana que servia porções e chopp. Depois de um tempo, os clientes começaram a sugerir que a casa abrisse também no almoço e assim fomos crescendo. Realizamos diversas festas, que foram um sucesso.

Em 2003, nós passamos por uma grande reforma e tornou-se uma referência gastronômica em Ribeirão Pires e toda região do Grande ABC. Não é fácil ser empreendedor, mas ao longo do tempo, fomos superando as dificuldades, se reinventando e estamos aí. Tenho muito orgulho do que construímos.

Compartilhe

Comente

Leia também