Centro Histórico e Literário da Estância promove projeto Grandes Livros no Cinema

Ação que visa incentivar a leitura na Estância explora adaptados para o cinema, trazendo A Fantástica Fábrica de Chocolate para primeiro encontro

O Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli realiza a partir desta sexta-feira (4) o projeto Grandes Livros no Cinema. A ação, que visa incentivar a leitura na Estância, explora livros que se tornaram clássicos no cinema, trazendo para o primeiro encontro A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl.

“O projeto Grandes Livros no Cinema é uma iniciativa que visa valorizar e retomar a prática da leitura. A aposta é explorar livros que foram adaptados para o cinema e que se tornaram emblemáticas depois do sucesso nas bilheterias, ficando eternizados na memória afetiva das gerações”, comenta o diretor de Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte.

O livro, publicado em 1964 por Roald Dahl, conta a história de Charlie Bucket, um garoto pobre de subúrbio que mora com os seus pais e avós. A família divide um pequeno cortiço e se alimenta basicamente de sopa de repolho todas as noites. Entediado com essa vida, Charlie sonha em conhecer os deliciosos chocolates fabricados na enorme, misteriosa e fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka, que fica bem perto de sua casa, porém, é inalcançável devido aos altos muros que a cercam.

O título se tornou um dos mais admirados da literatura infantil e foi adaptado duas vezes para o cinema, a primeira em 1971, pelo diretor Mel Stuart, com Gene Wilder no papel principal e, a segunda, em 2005, por Tim Burton, com Johnny Depp vivendo o icônico Willy Wonka.

Serão realizados 21 encontros, onde serão abordados aspectos literários, estilo, técnica, trama e o contexto político e social da obra escolhida.

Com entrada franca, o evento acontecerá todas as sextas-feiras, a partir das 18h30 no CHL, situado na rua Miguel Prisco, 286, Centro.

Com entrada franca, o projeto traz A Fantástica Fábrica de Chocolate nesta sexta (04), a partir das 18h30 no Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli.

Compartilhe

Comente

Leia também