Centro Histórico da Estância traz Odisseia para 3° dia de projeto Grandes Livros no Cinema

Evento de fomento à literatura acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 18h30

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo, segue com o projeto Grandes Livros no Cinema, que acontece todas as sextas-feiras, no Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli. Nesta edição, no dia 18, às 18h30, a ação traz Odisseia, poema escrito entre os séculos IX e VII a.c por Homero, e lançado nos cinemas em 1968 por Stanley Kubrick. A atividade, que explora livros adaptados para o cinema, traz o título que relata o regresso de Odisseu, herói da Guerra de Tróia e protagonista que dá nome à obra.

Odisseia é a história do herói de mil estratégias que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Tróia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros. Odisseu leva dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.

“A trama da narrativa, surpreendentemente moderna na sua não-linearidade, apresenta a originalidade de só conservar elementos concretos, diretos, que se encadeiam no poema sem análises nem comentários. A análise psicológica, a análise do mundo interior, não era ainda praticada. As personagens agem ou falam; ou então, falam e agem. E falam no discurso direto, diante de nós, para nós – preparando, de alguma forma, o teatro”, comenta o Diretor de Patrimônio Histórico da cidade, Marcílio Duarte.

A ação tem como objetivo a valorização e a retomada das práticas de leitura na Estância, onde a obra escolhida é debatida e analisada por seus aspectos literários e, estilo, técnica, trama e o contexto político e social em que foi escrita.

Com entrada franca, o evento acontece todas as sextas-feiras, no CHL, situado na Rua Miguel Prisco, 286, Centro.

3° edição do projeto Grandes Livros no Cinema acontece nesta sexta (18), no Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli.

Compartilhe

Comente

Leia também