Centro de Acolhimento Provisório encerra suas atividades

Cerca de 80 moradores em situação de rua passaram pelo local entre julho e setembro

Inaugurado em julho deste ano com o intuito de ampliar a oferta de vagas de abrigo para moradores em situação de rua, o Centro Provisório de Acolhimento (CPA), mantido pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), encerrou as suas atividades nesta semana, com a chegada da Primavera e consequente previsão de melhora na temperatura.

Localizado à Rua João Duarte, 306, no Centro, o espaço funcionou diariamente, das 19h às 7h, sendo coordenado pela Sapis em parceria com a Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo, conhecida como Casa da Acolhida. No período de funcionamento do CPA, cerca de 80 pessoas em situação de rua utilizaram a estrutura do Centro, ou seja, 15 vagas, sendo 10 para homens e 5 para mulheres; além das baias de canil com capacidade para até 10 cachorros e, também, vagas cobertas para carrinhos de reciclagem.

“O Centro Provisório de Acolhimento cumpriu o seu propósito de acolhimento no período de baixas temperaturas, época de risco iminente de morte para os moradores em situação de rua, e também que conseguimos aproxima-los da Sapis para acompanhamento e acolhimento quando elas quiserem ser ajudadas”, explicou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

O atendimento e acolhimento dos moradores em situação de rua em Ribeirão Pires continua sendo feito pela Casa de Acolhida, entidade de passagem, atua há 15 anos no município. Com capacidade para o acolhimento de até 40 pessoas, eles recebem – além de espaço para dormir, se alimentar, tomar banho, entre outros cuidados – apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. A instituição conta com 10 profissionais, dentre os quais estão psicólogo e assistente social.

Abordagem, atendimento e acolhimento dos moradores em situação de rua em Ribeirão Pires continua sendo feito pela Casa de Acolhida

Compartilhe

Comente

Leia também