Instalado na sede da Secretaria de Transportes e Trânsito, CCO funciona 24 horas, todos os dias da semana
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires está fortalecendo a comunicação entre moradores e a Secretaria de Transportes e Trânsito. O setor disponibiliza canal específico para receber chamados da população – sejam sugestões, situações reais de trânsito e reclamações sobre irregularidades ou acidentes. As informações podem ser transmitidas à Secretaria através do telefone 4825-5123.
O trabalho é realizado por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) da Secretaria de Transportes e Trânsito. A contribuição dos moradores é essencial para agilizar as ações das equipes em pontos de tráfego lento, problemas com a sinalização, entre outras situações. O CCO conta com o apoio de imagens de câmeras de videomonitoramento instaladas na cidade.
A Central funciona 24 horas e comanda 14 veículos da Secretaria de Transportes e Trânsito. Somente neste ano, o CCO foi responsável por enviar viaturas em 10.287 ocorrências de trânsito. Além de gerenciar as viaturas para atender as ocorrências, os agentes de trânsito são treinados e habilitados para entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou Bombeiros e SAMU, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes, reduzindo seus impactos.
Cada solicitação apresentada por moradores gera número de protocolo, que pode ser utilizado pela população para o acompanhamento do atendimento de sua demanda junto à Secretaria de Transportes e Trânsito.
“Com esse mecanismo, atendemos de forma mais imediata possível a população, pois o nosso departamento operacional aciona o agente mais próximo para resolver o problema, seja um semáforo quebrado, o apoio a um condutor ou pedestre, e até mesmo uma remoção de veículo”, explicou o secretário adjunto de Transportes e Trânsito, Miguel Luis Filho.