Cemitérios estão organizados para o Dia de Finados

 

Está tudo organizado no cemitério de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra para o Dia de Finados, que será na próxima terça-feira (02). Na última sexta-feira, a equipe do Mais Notícias visitou os locais e encontrou as áreas limpas, bem arrumadas e até serviços de pintura sendo executados, como no caso do cemitério riograndense.

Na sexta-feira, equipe fazia serviços de manutenção no cemitério de Rio Grande da Serra

O único problema constatado em ambos são alguns jazigos abertos, que colocam em risco a segurança, principalmente de crianças. Questionada sobre o que é feito nesses casos, já que os jazigos são particulares, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que “se forem registrados casos como esse, a administração do cemitério notifica os proprietários de jazigos”.

Jazigos abertos foram verificados em ambos os cemitérios

O Executivo Municipal de Rio Grande da Serra também disse que os jazigos são de propriedade da família e que qualquer irregularidade “a administração comunica com faixas dentro do cemitério e também entra em contato para que seja solucionado o problema”.

Comercialização de produtos – Já sobre a permissão para comercialização de produtos nas imediações do cemitério, a Prefeitura de Ribeirão Pires afirmou que para tanto é necessária autorização do setor de fiscalização da Prefeitura. “Os comerciantes efetuam pagamento de taxa para vender os produtos. A autorização é válida apenas para o Dia de Finados, 02 de novembro. Equipes da Prefeitura fiscalizam o comércio na ocasião. Outras autorizações devem ser obtidas junto ao setor responsável”. Não foi informado o valor da taxa.

Em Rio Grande, a comercialização também só pode ser feita se tiver licença da Prefeitura Municipal.

Requerimentos – Na sessão da última terça-feira (26), o vereador de Ribeirão Pires, João Lessa (PSDB), enviou dois requerimentos ao Executivo. O primeiro solicita que seja realizado um levantamento sobre túmulos abandonados há mais de 15 anos no Cemitério Municipal, “informando se juridicamente poderia ser contatado o possível proprietário para que mantenha o túmulo em perfeita conservação, ou coloque o mesmo à venda, uma vez que não existem mais túmulos em disponibilidade”.

O segundo pede informações quanto a possibilidade da realização de uma reforma completa no Velório Municipal. O vereador questiona se existe possibilidade de ser feita uma reforma completa nas instalações do local, “transferindo a sala administrativa e a cozinha para o fundo, a garagem para frente, evitando com isto possível constrangimento aos funcionários e sobrariam duas salas grandes para velório”, fala Lessa no requerimento, completando: “Tal solicitação visa melhorar o atendimento aos usuários do Velório Municipal, melhorando as acomodações e o visual deste local num momento tão difícil”.

Compartilhe

Comente

Leia também