Celebração ao Dia da Mulher movimentou Praça Central

Prefeitura e Fundo Social, com o apoio de parceiros, promoveram atividades culturais, serviços de saúde e sociais gratuitamente nessa segunda (9/03)

A Praça Central da Vila do Doce sediou ontem (9), atividades especiais em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). A Prefeitura e o Fundo Social da cidade realizaram programação cultural gratuita para o público, que também teve acesso a serviços sociais, de saúde, entre outros.

“Esse é um momento de muita alegria para todas nós. Estarmos reunidas em um evento que valoriza a mulher, demonstrando nossa garra e um pouco de nossa trajetória de lutas, tem grande significado. A cada dia mais, a mulher ganha espaço em nossa cidade, tendo reconhecida a importância de sua participação na sociedade”, declarou a presidente do Fundo Social e primeira-dama de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, acompanhada do prefeito da cidade, Adler Teixeira – Kiko, que prestigiou o evento.

Entidades assistenciais do município participaram da agenda comemorativa com apresentações de dança e música: ARIS, APRAESPI, Mão Amiga, Viva Bem a Idade que Tem, Labem e CRI. Aula de Canto Terapia, Artes Marciais e de dança com ritmo também foram atrações da programação.

Maria Lucia de Lima, 63 anos, de Ouro Fino, participou da ação. “Já medi minha pressão fiz teste de glicemia e dei uma olhadinha nos outros serviços”, contou a moradora, que é aluna do curso de dança e expressão corporal da entidade Mão Amiga. “Daqui a pouco me apresento com o meu grupo de dança. É muito bom ter evento assim”, aprovou.

Durante todo o dia, moradores tiveram acesso a serviços gratuitos de saúde e assistência social. Tenda da Secretaria de Participação e Inclusão Social promoveu ação para conscientizar sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Foram expostas camisetas com mensagens que retratam o sofrimento feminino com atitudes machistas, com especial destaque às agressões físicas e verbais.

O Cidadania Móvel, unidade itinerante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que leva serviços sociais aos bairros de Ribeirão Pires, atendeu nessa segunda-feira na Praça Central. No equipamento, os moradores puderam fazer atualização ou cadastro em programas sociais, bem como ter acesso aos serviços do setor.

Tenda da Secretaria de Saúde disponibilizou serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de saúde bucal, entre outras dicas voltadas ao bem-estar. O Centro de Controle de Zoonoses trouxe animais disponíveis para adoção – cães e gatos filhotes.

O Fundo Social promoveu workshop gratuito de sabonetes artesanais durante o evento, além de corte de cabelo, com a participação de alunos do curso gratuito voltado ao segmento.

Compartilhe

Comente

Leia também