CEA Bertha Lutz promove atividades educativas para alunos e educadores

Secretarias de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, de Educação e SEJEL realizaram ações de conscientização no Parque Prof. Luiz Carlos Grecco

Alunos do 1° ano da E.M. Prof. Lavínia de Figueiredo Arnoni participaram nesta quarta-feira, dia 13, de atividade promovida pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Bertha Lutz, da Prefeitura de Ribeirão Pires, no Parque Municipal Luiz Carlos Grecco (antigo Pérola da Serra). Os estudantes conheceram a fauna e a flora em ação que contou com palestra, ministrada por veterinária da equipe ambiental da Estância, e de caminhada por trilha, momento em que as crianças tiveram contato com árvores e flores da cidade.

A programação do CEA Bertha Lutz acontece por meio de parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, a Secretaria da Educação e a Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL).

A veterinária da Equipe de Proteção à Fauna e Bem Estar Animal, Maria Helena Cavallari, falou sobre a importância da atividade. “A gente fala sobre a Fauna Silvestre, mostramos os animais para eles, deixamos eles interagirem e falamos um pouco sobre maus tratos, que é um tema fundamental para conscientizar, desde a infância, sobre a proteção e preservação das espécies”, explicou.

Na trilha, as crianças conheceram as principais espécies da Mata Atlântica, que cobre a cidade. Nela, os alunos conheceram, ainda, a importância de cada árvore para a vida humana e animal. Ao final da caminhada, os alunos participaram de piquenique no Parque.

“Enquanto uma das turmas estava com a Proteção à Fauna, a outra fazia uma visita guiada ao parque, conduzida pela engenheira agrônoma Juliana e pelo biólogo Renato, que lhes apresentaram algumas das espécies nativas do parque e contaram curiosidades sobre as plantas em questão. Foi uma atividade muito bacana e teremos outras em nossa programação nas próximas semanas”, explicou a coordenadora do CEA Bertha Lutz, Tatiane Ribeiro.

CEA Bertha Lutz recebe educadores para plantio – Também nesta quarta-feira, dia 13, grupo de profissionais da E.E. Marli Raia Reis, no Pilar Velho, participaram de ação promovida pela SEJEL – visitação a pontos turísticos do município. Na programação, os educadores visitaram o Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco, onde conheceram o projeto do CEA Bertha Lutz e fizeram o plantio de árvore nativa.

Crianças participaram de uma trilha pelo parque onde conheceram a flora de Ribeirão Pires

A Palestra foi ministrada pelos especialista da equipe ambiental de Ribeirão Pires

As crianças tiveram a oportunidade de encontrar com alguns animais, com ajuda de veterinários e biólogos

Os alunos tiveram a chance de passar a mão até mesmo em uma cobra

As atividade foram encerradas com um piquenique

Compartilhe

Comente

Leia também