CCZ de Ribeirão Pires intensifica combate às arboviroses

Ações tem como objetivo a conscientização da população e evitar proliferação de focos do mosquito Aedes Aegypti

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ribeirão Pires, ligado à Secretaria de Saúde, tem realizado, desde a última segunda-feira, dia 8, uma série de intervenções de prevenção, conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses. Uma palestra será realizada na próxima quinta-feira, dia 11, aos alunos da Escola Municipal Prof. Lavinia de Figueiredo Arnoni, em parceria com a Secretaria de Educação.

Os bairros Jardim Caçula, Ouro Fino, Centro e Bertoldo, além do cemitério municipal e terminal rodoviário, já foram contemplados com vistorias preventivas, orientação à população e panfletagem. Moradora do bairro Parque das Fontes, Aparecida de Lourdes estava no terminal rodoviário municipal e se deparou com a intervenção. “É super importante que tenhamos ações como essa, de conscientização. Eu mesma não sabia que o mosquito da dengue agora é chamado de arboviroses”, comentou a moradora da cidade, antes de completar: “Vou voltar para casa melhor informada e já verificar os vasos de planta”, sorriu, saudando a equipe do CCZ.

Outro diferencial das intervenções promovidas pela Zoonoses é a apresentação da maquete de uma residência e amostras de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, como detalha Allan Vitor, agente do CCZ. “Muitas pessoas não conhecem como são as larvas, ou não sabem como deixar os vasos de plantas ou materiais que ficam fora das residências a fim evitar focos de proliferação. Então, fazemos também esta ação educativa, ensinando a população e mostramos para as pessoas como são as larvas do mosquito”, explicou.

As ações seguem durante esta semana. Amanhã, dia 10, também será realizada uma
live interativa ao público através do facebook da Secretaria de Saúde (facebook.com/SaudeRibeirãoPires). Na sexta-feira, palestra aos funcionários da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana e no sábado, dia 13, orientação à população e panfletagem nos parques Oriental e Luiz Carlos Grecco.

Cemitério Municipal foi vistoriado pelos agentes da Zoonoses

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires no cemitério municipal

Compartilhe

Comente

Leia também