CCZ de Ribeirão Pires capacita estagiários de enfermagem

Ação visa a preparação de atividades para o Programa Saúde na Escola

O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 5, uma capacitação aos estagiários de enfermagem da UBS Centro. A ação tem por objetivo preparar os formandos para intervenções de combate à dengue nas escolas, atividade que faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola).

Informações técnicas abordando noções gerais sobre o mosquito Aedes Aegypti, sintomatologia e alguns cuidados preventivos que podem ser aplicados no dia a dia, foram as temáticas principais da capacitação. Para a agente de combate às endemias do CCZ, Jussara de Almeida, o trabalho compartilhado ajudará também os futuros enfermeiros na abordagem de pacientes com sintomas de dengue. “Sabemos que os sintomas de dengue são parecidos com uma gripe, mas se diferencia, por exemplo, quando o paciente apresenta dores articulares, manchas na pele, conjuntivite e febre constante. Por isso, é importante que o enfermeiro também tenha essa sensibilidade e conhecimento prévio para fazer esse tipo de abordagem”, explicou.

Em preparação para as atividades do PSE, os agentes de zoonoses também falaram sobre os cuidados que as crianças podem compartilhar com suas famílias, a fim de evitar a proliferação de focos do mosquito da dengue, como virar os potes, não deixar água acumulada e sempre manter o quintal de casa limpo.

As intervenções que serão promovidas pelos estagiários de enfermagem nas escolas devem começar nas próximas semanas.

Compartilhe

Comente

Leia também