Jéssica Piovezan, médica veterinária, fala sobre as precauções que devem ser tomadas nesta época do ano
Na próxima segunda-feira, dia 21, começa o inverno, época mais fria do ano. As baixas temperaturas trazem uma preocupação a mais para os donos de animais domésticos: Quais são os cuidados que devem ser tomados com os bichinhos para que eles não fiquem doentes? A médica veterinária Jéssica Piovezan, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires, preparou algumas dicas importantes.
A primeira delas é o cuidado com o local onde o animal dorme. Segundo a veterinária, deve-se evitar o contato direto com a superfície fria. “No momento em que o animal está dormindo é necessário que ele tenha um tapete ou algum revestimento que impeça o contato com o chão gelado. Assim como os humanos, os gatos e cachorros também podem pegar gripe”, explica a veterinária.
O banho continua sendo fundamental, porém, deve ser diminuído. “Nem todo mundo gosta de tomar banho no frio, não é mesmo?! (risos). Cães e gatos podem desenvolver até mesmo pneumonias bacterianas, que podem ser contagiosas a outros animais. Por isso, se for dar banho nos bichinhos, utilize água morna e diminua a frequência nessa época do ano”, orienta.
Outro ponto importante é estar atento ao comportamento dos bichinhos. “Nessa época do ano normalmente eles ficam mais quietinhos, mas nada que saia do normal. Então, se o dono notar qualquer tipo de mudança no estado de saúde, como indisposição, falta de apetite, leve seu animal para o veterinário. E que se você mantém uma rotina de exercícios e passeios, deve continuar também nessa época do ano”, comenta.
Já com relação a aparição de cobras, a veterinária projeta que haverá uma diminuição de casos na cidade. “As cobras são animais de sangue frio, sendo assim, a tendência é que diminuam sua atividade durante o inverno”, finaliza.
Passeios e exercícios físicos devem ser mantidos
Veterinária Jéssica Piovezan é dona do Bat, seu gatinho de estimação