Cata-Bagulho da Estância recolhe 22 toneladas de material no primeiro semestre

Morador precisa agendar serviço por meio de telefone; ação é gratuita

Somente no primeiro semestre de 2023, o serviço de Cata-Bagulho, coordenado pela Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana, recolheu 22 toneladas de objetos que foram dispensados pelos moradores da cidade. Por mês, aproximadamente, as equipes que rodam diferentes regiões coletaram 3,6 toneladas de materiais que foram descartados pela população.

Dentre os materiais que são recolhidos pelos agentes da zeladoria urbana estão: móveis velhos, armários, mesas e demais objetos de grande porte que não podem ser dispensados no lixo. Lembrando que o cata-bagulho não recolhe entulho de obras, telhas de amianto, resíduos infectantes e produtos químicos. Para isso, é necessário que o munícipe acione serviço particular.

O serviço de Cata-Bagulho tem objetivo de impedir que estes itens sejam descartados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, o que pode prejudicar a conservação do espaço público. Esse tipo de descarte ainda pode trazer outros problemas como atrair insetos e roedores, assim como obstruir bocas de lobo, por exemplo.

Conforme o secretário de Zeladoria e Manutenção Urbana, Raphael Volpi, o serviço é essencial para que os moradores não joguem esse tipo de material nas ruas. “O descarte irregular é considerado crime ambiental e está sujeito à multa. Lembrando que o serviço de Cata-bagulho é uma ação muito importante e gratuita”, declarou.

Para solicitar o serviço junto à Zeladoria e Manutenção Urbana é necessário agendar a retirada por telefone no número: 4828-1609. Por dia, são agendadas dez retiradas.

Serviço deve ser agendado pelo telefone

Compartilhe

Comente

Leia também