Cartilha de Acessibilidade orienta comércios da Estância sobre inclusão social

Material está disponível para download gratuito no aplicativo Ribeirão Pires Digital

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (SAPIS), lançou a Cartilha de Acessibilidade para os Comércios. O material traz orientações claras e objetivas para que os estabelecimentos da cidade se tornem mais acessíveis e acolhedores a todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais. O material já está disponível para download gratuito no aplicativo Ribeirão Pires Digital, na aba “Serviços”.

A cartilha apresenta critérios técnicos definidos por lei, como largura mínima de portas e corredores, inclinação adequada de rampas, sinalização tátil e visual, entre outros pontos fundamentais para garantir segurança, autonomia e inclusão. Também oferece um checklist prático para que comerciantes avaliem e façam as adequações necessárias em seus espaços.

Entre as orientações presentes na cartilha estão a obrigatoriedade de ao menos um acesso com rampa ou nivelado, portas com largura mínima de 80 cm, corredores livres com no mínimo 90 cm de largura e espaço de giro de 1,50 m para cadeiras de rodas. Também são indicadas sinalizações visuais, táteis e sonoras, piso tátil de alerta, sanitário acessível e atendimento em balcões com altura entre 80 e 120 cm.

“A acessibilidade é um direito e também um diferencial para os comércios. Um ambiente acessível é mais acolhedor, respeita a diversidade e amplia o público consumidor. Nosso objetivo é mobilizar os comerciantes para que Ribeirão Pires seja uma cidade verdadeiramente inclusiva”, destacou o secretário Leonardo Biazi.

Material está disponível para download gratuito no aplicativo Ribeirão Pires Digital

Compartilhe

Comente

Leia também