Por Cecília Bentini, da OSCIP AjudAnimal
Gostaríamos de agradecer em nome de todos os nossos 250 animais, o carinho recebido, a fidelidade da leitura e divulgação de nosso trabalho realizado na Oscip AJUDANIMAL em 2010.
Salvamos muitas vidas ao longo deste ano graças a atitude de alguns munícipes de guardar o jornal Mais Noticias com o nosso número de telefone e em um caso extremo de pedido de socorro a cães e gatos em perigo, terem solicitado nossa ajuda.
Perdemos a conta de quantos animais socorremos , atropelados, feridos , após recebermos telefonemas de pessoas que lêem esta coluna e a colecionam e infelizmente só não fazemos mais por falta de recursos e de espaço. Mas, esperamos que em breve, possamos atender mais e mais animais.
Queremos lembrar que nesta época de festas o abandono de animais aumenta em até 80% somente na região do ABC e, com isto, o volume de resgates aumenta e toda ajuda para o nosso abrigo de animais abandonados é bem vinda, com valores a partir de R$ 1,00.
Se todos ajudarem um pouquinho, teremos condições de resgatar mais peludinhos e atender mais pessoas que precisam de nossa ajuda!
Queremos também aproveitar esta edição para desejar a todos um FELIZ NATAL e uma excelente passagem para o ano de 2011, sem se esquecer que neste período é normal as pessoas comemorarem com queima de fogos de artifício e precisamos proteger nossos peludos de possíveis acidentes.
Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os animais, cuja audição é mais acurada que a humana. Muitos da fauna silvestre morrem e sofrem alterações no seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e enforcam-se nas correntes. Eles e os gatos escondem-se em locais minúsculos, fogem para nunca mais serem encontrados, provocam acidentes nas vias públicas e são vítimas de atropelamento. Há animais que, pelo trauma, mudam de temperamento e chegam até ao suicídio.
Adotando alguns procedimentos simples, pode-se diminuir o sofrimento deles:
- Procure um veterinário para sedar os animais, no caso de cães muito agitados;
- Evite acorrentá-los, pois poderão enforcar-se;
- Acomode-os em um cômodo dentro da casa onde possa mantê-los em segurança, fechando as portas e janelas, bem como proporcionando iluminação suave;
- Evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, brigam até à morte;
- Dê alimentos leves, pois distúrbios estomacais provocados pelo pânico levam à morte ;
- Identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga;
- Tente colocar tampões de algodão nos ouvidos deles;
- Estenda cobertores nas janelas e no chão, para abafar o som. Cubra-os com um edredon;
- Deixe o guarda-roupas aberto, mas prepare-se porque eles poderão urinar, por medo;
- Coloque-os próximos a rádios ou TV ligados e vá aumentando o volume, antes dos fogos;
- Cubra as gaiolas dos pássaros;
- Florais de Bach.
Esperamos que em 2011 possamos continuar a informar e conscientizar a todos através desta coluna.
Contamos com todos vocês!
Telefones: (11) 4824-7258 / 4827-9215.