Eliana Maciel de Góes
Médica Veterinária
CRMV 4534
Carcinoma de células escamosas (CCE) ou tumor do nariz dos gatos brancos é comum e acontece pela exposição excessiva à luz ultravioleta de áreas sem proteção por melanina ou pelo próprio pêlo. Os gatos de pelagem branca apresentam um risco dez vezes maior de desenvolver o CCE que os gatos de outras cores, afetando normalmente animais mais idosos com nariz rosa. Portanto, deve se tomar cuidado com a exposição destes animais ao sol nas horas mais quentes do dia, ou seja, no período entre 11 e 16 hs, pois a probabilidade do problema ocorrer aumenta.
Podemos observar em casos avançados animais com corrimento nasal, estertor, espirros e muita sensibilidade ao exame clínico.
O tratamento é cirúrgico sendo que as margens cirúrgicas devem ser encaminhadas para exame histopatológico para confirmar que as bordas não tenham nenhum comprometimento. A quimioterapia intralesional pode causar a remissão de pequenos tumores.
Como profilaxia, devemos utilizar filtros solares, de proteção máxima, usado para bebês. Fazer um manejo em relação à exposição do animal ao sol é fundamental, pois os gatos, principalmente os idosos, tem o hábito de dormir deitados ao sol, durante muito tempo. Sendo assim dificulte o acesso do gato ao ar livre ou mesmo as janelas em horários mais quentes.
O prognóstico no caso do CCE é bom, quando a doença está no início: e reservado quando as extensões das lesões forem maiores e em carcinomas invasivos.