CAPS de Ribeirão Pires promoveu palestra e oficina de maquiagem pelo Dia da Mulher

Atividades realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura foram voltadas para mães de pacientes acompanhadas pelo CAPS Infantil

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ribeirão Pires realizou nessa segunda-feira, dia 9, palestra sobre Emponderamento Feminino e oficina de maquiagem para mães e filhas que são pacientes do Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS I).

Cerca de 30 pessoas participaram da atividade. A palestra foi ministrada pela advogada Adriana Quintiliano, que abordou temas como direitos e violância contra as mulheres, mostrando os cuidados que elas devem ter. Após a palestra, mães e filhas participaram de oficina de maquiagem.

“É de extrema importância uma palestra como essa, porque a mulher se conscientiza de que ela é um ser, que ela tem liberdade de ir e vir. Muitas mulheres são oprimidas, e sua liberdade de ir e vir fica restringida. O objetivo é mostrar que não só existe violência física. Existe a violência psicológica que muitas vezes é difícil de ser detectada, pelo fato da mulher estar constrangida. Mas queremos expor que mulher se abrindo, indo procurar ajuda, ela sai dessa zona de violência”, disse a palestrante.

“Ao assistir a palestra mudou algo em mim, porque eu já passei por sofrimento psicológico, então tudo que eu vivi esclareu o que era um relacionamento abusivo e hoje eu consigo ajudar outras pessoas. Palestras assim ensinam bastante as mulheres a se emponderarem e acreditarem nos poderes que elas têm, e a importância de continuarmos lutando pelos nossos direito”, disse J. R. S., 17 anos, paciente do CAPS Infantil.

“Nossas equipes da Saúde prepararam atividades especiais para esse Dia da Mulher. Cuidados com o corpo, com a mente, especialmente relacionados à prevenção e ao acesso de informações sobre serviços gratuitos na rede municipal, são essenciais para garantir mais bem-estar e qualidade de vida às moradoras. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos nas atividades”, disse o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.

Compartilhe

Comente

Leia também