A Capela de Santa Cruz no município de Rio Grande da Serra comemora, neste ano, 400 anos de sua construção, um marco histórico de toda região e um dos monumentos mais antigos do Brasil. A Capela de Santa Cruz começou a ser construída em 1611 e é considerada a pedra fundamental sobre a qual esta assentada a cidade de Rio Grande da Serra.
No último dia 20 de janeiro, quando se comemorou a 105ª Festa de São Sebastião, a população pôde vivenciar momentos de pura emoção. O início das festividades em comemoração ao Padroeiro São Sebastião aconteceu no dia 11 de janeiro e terá encerramento no próximo dia 30. Vale ressaltar que no dia 20 foi celebrada a missa e em seguida foi realizada a procissão do padroeiro São Sebastião, que reuniu centenas de pessoas percorrendo as principais avenidas do município.
Na ocasião, o prefeito Adler Teixeira (PSDB), o Kiko, aproveitou e prestou uma homenagem oferecendo uma placa alusiva aos 400 anos do marco histórico não só de Rio Grande da Serra, mas também um patrimônio importante de todo o Brasil, que é a Capela de Santa Cruz.
Até o ano de 2006 a Capela de Santa Cruz se encontrava em ruínas. Através do Projeto Oficina de Artes e Ofícios foi possível restaurá-la, numa força-tarefa entre as Prefeituras de Rio Grande da Serra e Santana do Parnaíba, SESI de Minas Gerais e do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Turismo.