Câncer Bucal: Dentista da Estância esclarece sobre sintomas e relação com álcool e drogas

Combinação de substâncias aumentam em 150 vezes a possibilidade de desenvolvimento da doença

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 15 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer bucal no Brasil. Márcia Itamoto, dentista responsável pela saúde bucal de Ribeirão Pires, explica que o uso de drogas e consumo de álcool são facilitadores para o desenvolvimento da doença.

“A combinação de álcool e drogas aumenta em 150 vezes a chance da pessoa desenvolver o câncer bucal”, comenta a dentista. O cigarro possui 4.700 substâncias tóxicas e aproximadamente 60 cancerígenas, assim como o álcool que, além de possuir algumas dessas substâncias, facilita a entrada de outros agentes externos.

Com o número elevado de casos da doença no Brasil, mostra-se fundamental para o combate ao câncer, o diagnóstico, que é realizado também no Centro de Especialidades Odontológicas de Ribeirão Pires. “Na saúde pública, todos os centros odontológicos têm como obrigatoriedade a especialidade que cuida dessa parte cancerígena, que é a semiologia”, explica a especialista.

A médica falou também sobre a prevenção e cuidados que as pessoas devem tomar. “O principal foco para prevenção do câncer bucal é o autoexame, a pessoa vai na frente do espelho e realiza a verificação: Se ela identificar alguma ferida ou às vezes só uma mudança de coloração da mucosa, e isso durar por 15 dias, sem modificação nem melhora, é importante procurar um médico ou um dentista para ver se existe a chance de ser câncer de boca”, disse, antes de completar: “Além disso, a pessoa deve ir frequentemente ao dentista, verificar as próteses, que é super importante, pois, próteses mal adaptadas, acabam machucando e dependendo do cuidado pode desenvolver a doença”, alertou Márcia.

Além do autoexame, as principais medidas de prevenção da doença são: proteger-se da exposição solar exagerada e o uso de protetor solar, evitar o fumo e o consumo de álcool com muita frequência, cuidar de dentes cariados e gengivas que sangram, manter bons hábitos de saúde bucal e de alimentação.

“Se o câncer é detectado precocemente, a chance de cura é bem grande, e realizamos o acompanhamento. Se a lesão é pequena, conseguimos fazer a biópsia”, finalizou a especialista.

Ribeirão Pires disponibiliza através do Centro de Especialidades Odontológicas exames gratuitos para o cuidado com a saúde bucal. O CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e está localizado na rua 1º de Maio, 108 – Jardim Itacolomy. Telefone: (11) 4824-3117

Compartilhe

Comente

Leia também